O príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, anunciaram nesta quarta-feira (8) que vão abandonar suas funções de primeiro escalão como membros da família real britânica. Eles também afirmaram que, neste ano, se dividirão entre o Reino Unido e a América do Norte.
– Temos a intenção de nos aposentarmos como primeiro escalão da família real e trabalhar para adquirir independência financeira, sem deixar de apoiar plenamente Sua Majestade, a Rainha – explicou o histórico comunicado do Palácio de Buckingham.
– Depois de muitos meses de reflexão e discussões internas, escolhemos iniciar uma transição neste ano e começar a criar progressivamente um novo papel dentro desta instituição – acrescentaram.
O objetivo do casal real é passar mais tempo na América do Norte – especulações dão conta que o casal deve se fixar no Canadá, país em que Meghan viveu por sete anos quando gravava a série Suits, antes de conhecer o marido. Ao lado do filho, o pequeno Archie, eles passaram as festas de final de ano por lá, na companhia da mãe de Meghan, Doria Ragland. A decisão veio após queixas públicas do casal sobre o excesso de pressão da mídia.
– A partir de agora, queremos equilibrar nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte – afirmou o comunicado.
Por fim, Harry e Meghan agradeceram ao apoio dos seus seguidores. Também comentaram sobre as mudanças que enfrentarão ao se dividir entre o Reino Unido e, possivelmente, o Canadá.
– Esse equilíbrio geográfico nos permitirá apreciar nosso filho com a tradição real em que ele nasceu, além de proporcionar à nossa família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de nossa nova entidade beneficente. Esperamos ansiosamente compartilhar todos os detalhes deste emocionante próximo passo no devido tempo, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o príncipe de Gales, o duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, aceite nossos mais profundos agradecimentos por seu apoio contínuo – finalizam.
O gabinete da rainha Elizabeth II também divulgou um comunicado oficial, em resposta às novidades anunciadas por príncipe Harry e Meghan Markle.
– Entendemos o desejo deles em adotar uma abordagem diferente, mas essas são questões complicadas que levarão tempo para serem resolvidas – diz o texto.
Tensão na família real
Harry e Meghan estão vivendo de forma cada vez mais isolada da família. Segundo uma reportagem da revista People, a exibição na TV do documentário Harry & Meghan: An African Journey, que acompanhou a turnê do casal pela África, causou alguns constrangimentos à família real.
Em uma entrevista no documentário, Meghan, que se casou com Harry em 2018, admitiu que este ano foi "difícil" devido à pressão da imprensa. Em outubro, o casal Sussex anunciou um processo contra um jornal por revelar uma carta particular dela ao seu pai. Desde então, a relação da duquesa com a imprensa daquele país se tornou ainda mais delicada. No comunicado em que explica a ação judicial, Harry relembrou como sua mãe, a princesa Diana, foi vítima dos tabloides – e disse temer algo semelhante com a esposa.
Outro ponto de alerta é a relação de Harry com o irmão, William. Uma fonte ouvida pela revista US Weekly disse que existe uma "tensão" entre eles. Segundo a publicação, os dois "mal se falam e nem trocam mensagens". O mais novo já havia comentado que os irmãos seguem "caminhos diferentes", mas negou que haja desentendimentos.
* com informações da AFP