Depois que o príncipe Harry anunciou um processo contra um jornal por revelar uma carta particular de Meghan Markle ao seu pai, a relação da duquesa com a imprensa daquele país se tornou ainda mais delicada. No comunicado em que explica a ação judicial, Harry relembrou como sua mãe, a princesa Diana, foi vítima dos tabloides – e disse temer algo semelhante com a esposa.
Desde que casou-se com o neto da rainha Elizabeth (e mais ainda depois de dar à luz Archie, mais recente bisneto da monarca), Meghan vira notícia por tudo o que faz. Algumas se justificam, outras nem tanto.
Por isso, Donna reuniu alguns episódios recentes em que a imprensa britânica pegou pesado com Meghan – e que talvez até justifiquem a preocupação do marido dela:
Racismo
O casamento de Harry e Meghan foi um momento histórico para a família real do Reino Unido, em função das origens da ex-atriz, de ascendência afro-americana. Mas há quem diga que o nascimento do filho do casal foi ainda mais significativo nesse sentido. Archie é o sétimo na linha sucessória ao trono e, acredita-se, o primeiro de raça mista em tal posição na história da realeza britânica.
No entanto, apesar da representatividade do fato, a duquesa não é poupada de comentários maldosos. A emissora BBC foi acusada de racismo após o nascimento de Archie, quando um dos funcionários da emissora publicou uma comparação entre o bebê e um chimpanzé.
Nas redes sociais da família real, já foram postados comentários com teor igualmente racista contra a duquesa de Sussex na época do anúncio de sua gravidez. Alguns acusavam ela de tentar "embranquecer a própria pele". A maioria das mensagens foi apagada pela equipe de mídias sociais da família real.
Rixa com a cunhada...
Uma suposta rixa com Kate Middleton, esposa de William e cunhada de Meghan, também é fomentada com frequência. Um artigo do The Sun, por exemplo, disse que Kate teria dado um tapa em Meghan depois de vê-la sendo rude com um funcionário. O Palácio de Kensington se limitou a um curto pronunciamento: "Isso nunca aconteceu".
Mesmo acostumado a ver inúmeras notícias duvidosas nos tabloides britânicos, o departamento de comunicação da família real raramente se manifesta. A explicação só veio depois de sucessivas manchetes negativas relacionadas à esposa de Harry.
E com o cunhado!
Nem William escapa das especulações. Nem ele e nem Kate são padrinhos de Archie. Isso virou motivo para a imprensa sensacionalista levantar supostos problemas na relação dos irmãos.
Mas não é bem assim. William e Kate não são padrinhos pois a tradição é que os bebês reais tenham vários: o príncipe George, por exemplo, tem sete! No entanto, essas pessoas geralmente não são parentes próximos à criança. A ideia da realeza é que se agregue outras pessoas, além de familiares, ao círculo social do bebê.
Mal-estar com a rainha
Outro mal-estar que os tabloides adoram especular: a relação de Meghan e a rainha Elizabeth. De acordo com o jornal britânico The Mail, as quebras de protocolo da duquesa na hora de se vestir - como abrir mão de usar meia-calça, por exemplo - estariam desagradado a monarca.
Influência sobre Harry
Constantemente vemos uma narrativa de que Meghan está "mudando" o Harry. Quando ele deixou de participar do Boxing Day, um evento de caça que faz parte de uma antiga tradição de final de ano da família real, logo a imprensa ressaltou a influência da duquesa sobre o marido – mas de forma pejorativa. O motivo oficial da desistência divulgado na imprensa foi o atender a um "desejo pessoal da esposa". Nas redes sociais, Meghan também sofreu ataques por isso.