Uma semana após anunciar que ele e a esposa, Meghan Markle, deixarão suas funções na família real – o que causou crise na monarquia britânica – o príncipe Harry está preocupado com os efeitos internos de sua renúncia aos compromisso reais. Segundo o jornal Telegraph, o duque de Sussex está arrependido de ter lançado o comunicado com a decisão sem antes conversar com a rainha Elizabeth II.
Uma fonte disse à publicação que Harry não imaginou como seria a reação da avó, com quem sempre teve uma boa relação:
– Não acho que ele tenha compreendido completamente o impacto que a declaração teria em termos de não consultar a rainha – disse uma fonte ao jornal britânico. – E ele se arrepende disso.
Fontes próximas ao casal Sussex insistiram que Harry e Meghan não tinham escolha a não ser "apressar a divulgação do comunicado" depois que uma reunião com a rainha foi cancelada no início da semana passada.
Os últimos dias têm agitados na família real. Há uma semana, Harry e Meghan informaram que desejam se afastar de seus papéis de membros seniores da família real. Os dois disseram que desejam trabalhar por sua independência financeira e viver entre Reino Unido e América do Norte.
Após reunião de crise na segunda-feira (13), a rainha Elizabeth disse que apoia a decisão do neto e a família real concordou em conceder um período de transição para que os dois se retirem dos holofotes como desejarem.
Meghan e o filho do casal, Archie, estão no Canadá, mas o duque ficará no Reino Unido para reuniões na próxima semana. Ele retomou a agenda de compromissos públicos nesta quinta (16).