Quem busca perder peso sabe que, além da prática de exercícios físicos, precisa investir em uma alimentação balanceada para atingir o objetivo. Dentro das opções, existem alimentos que têm poucas calorias e, por isso, podem ser consumidos mais frequentemente.
Conforme explica a nutricionista Bruna de Mattos, que atende em Porto Alegre e de forma online, há alimentos rotulados como "zero calorias" (por exemplo: refrigerantes, sucos e molhos), mas, para esses, ela recomenda atenção:
— Sim, esses alimentos realmente são zero calorias, porém não trazem nada de nutrientes e benefícios para a saúde. Podem ser encaixados na rotina alimentar, mas com cautela para, a longo prazo, não trazerem malefícios — reforça.
Além disso, para emagrecer, é preciso que haja um foco na perda de gordura, e não de massa magra. Outro ponto é a necessidade de estar em déficit calórico (quando se consome menos calorias do que queima), o que fica mais difícil com a perda de peso porque há aumento da fome e redução no gasto energético.
— Se quiser continuar a ter adesão ao processo de emagrecimento, precisa aumentar a saciedade. Logo, escolher alimentos que promovam isso — explica.
Por tudo isso, é fundamental que a dieta seguida seja prescrita por um nutricionista.
— Cada pessoa é uma pessoa — acrescenta Bruna.
Abaixo, a profissional indica alimentos para comer à vontade por serem saudáveis e terem poucas calorias:
10 alimentos saudáveis e com poucas calorias
Abobrinha
Pode auxiliar no processo de emagrecimento por conta do seu alto teor de fibras e água. Muito versátil, pode ser consumida crua, cozida ou assada, além de com ou sem tempero.
- Aproximadamente 100g de abobrinha cozida tem 20kcal
Alface
Fonte relevante de fibras, favorece a saciedade e, portanto, auxilia no processo de emagrecimento. Entre as opções para incluí-lo na dieta estão sanduíches, wraps e saladas.
- Cerca de 100g de alface tem 15kcal.
Rúcula
Outra fonte importante de fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Por isso é fundamental consumir folhas nas refeições, ressalta a nutricionista.
- 100g de rúcula tem 13kcal
Cenoura
Uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, é grande fonte de carotenoides, fibras, vitaminas, minerais e outros compostos bioativos, dos quais o maior destaque é o betacaroteno.
- Cerca de 100g de cenoura crua tem 40kcal
Tomate
Rico em vitamina C, potássio e licopeno, que fortalecem o sistema imunológico, além de fibras, que aumentam a saciedade, auxiliando na diminuição da fome.
- 100g tem 20kcal
Melão
Fruta com alta ação hidratante, aumenta sensação de saciedade e é rica em diversos micronutrientes.
- Cerca de 100g de melão tem 25kcal
Melancia
Ao contrário do que muita gente pensa, a melancia não engorda, já que é principalmente comporta por água. Além disso, tem propriedades antioxidantes poderosas.
- Cerca de 100g de melancia tem 30kcal
Morango
É uma fruta muito utilizada no processo de emagrecimento. Tem bons níveis de vitamina C e ações antioxidantes.
- Cerca de 100g tem 30kcal
Gelatina
As gelatinas saborizadas são cheias de aditivos que não fazem bem para a saúde, por isso, opte sempre pelas incolores. Adicione sabor com suco natural de frutas ou então com alguma proteína em pó (como whey protein ou colágeno), indica Bruna.
- Um pacotinho de 12g de gelatina incolor tem cerca de 40kcal e 10g de proteína
Macarrão Shirataki
Esse macarrão é feito a partir de uma fibra asiática chamada konjac, que estimula o crescimento de bactérias consideradas boas para o intestino.
- 100g tem 9kcal