Muito conhecido pelos praticantes de atividade física e atletas há algum tempo, o whey protein está cada vez mais inserido no dia a dia de quem busca um estilo de vida mais saudável. Embora seja muito utilizado, ainda há muitas dúvidas e mitos a respeito deste suplemento.
Ao contrário do que se acredita, não é nenhum alimento milagroso e nem se trata de um suplemento exclusivo de quem faz exercícios. A seguir, vamos esclarecer essa e outras questões abaixo. Confira:
O que é o whey protein?
Parece muito complexo mas na verdade é bem simples: o whey nada mais é do que a proteína de alta qualidade, extraída do soro de leite da vaca durante o processo de produção do queijo. O leite de vaca é composto por carboidrato, gordura e proteína. Através de um processamento industrial, é retirada apenas a proteína do leite, transformada em pó, saborizada e comercializada. Ou seja, ele literalmente é apenas proteína em pó.
Existe mais de um tipo de whey protein?
O whey protein derivado do leite é dividido em três tipos principais: concentrado, isolado e hidrolisado. Existem também proteínas em pó extraídas da ervilha, arroz e soja, que podem ser uma boa opção para os veganos.
Whey Protein Concentrado
Contém uma quantidade moderada de proteínas e também pode conter quantidades variáveis de carboidratos e gorduras — tudo que contém naturalmente no leite. Sua absorção é mais lenta que os demais.
Whey Protein Isolado
Passa por um processo adicional para remover a maioria das gorduras e carboidratos, resultado em um produto com teor de proteínas mais elevado.
Whey Protein Hidrolisado
É pré-digerido, o que significa que as moléculas de proteína foram quebradas em partes menores, facilitando a digestão e a absorção.
Whey protein engorda? Emagrece?
Essa se tornou uma pergunta recorrente, mas vale lembrar que ele é um suplemento alimentar de fonte proteica e, ao consumi-lo, consequentemente você estará ingerindo mais proteínas. O suplemento equivale a carne, frango ou ovos, por exemplo. É importante se questionar: se você comer carne vai engordar ou emagrecer? O que engorda é comer mais calorias do que o corpo gasta, independente se for com excesso de proteínas da carne ou soro de leite — como o caso do whey protein. O mesmo vale para a perda de gordura.
Só é indicado para quem faz atividade física?
Ao praticar atividade física, seja aeróbico, ou exercícios de força, de resistência, de baixa ou alta intensidade, ocorrem micro lesões no tecido muscular. É assim que ele cresce e se mantém saudável. A ingestão correta de proteínas é responsável por realizar a manutenção desse tecido, por isso que o whey protein é associado com a realização de exercícios. Mas todo o indivíduo saudável precisa ingerir proteínas diariamente e pode ser interessante incluir o suplemento na rotina, independente da rotina. Consulte sempre um nutricionista.
Deve ser tomado apenas - e imediatamente - após o treino?
Há algum tempo, acreditava-se que a suplementação de proteínas após o exercício era determinante na recuperação muscular. Atualmente, sabemos que a ingestão de proteínas total diária é o que realmente importa. Embora a suplementação se mostre eficaz em aumentar a síntese proteica após o treino, não é mais necessário que o consumo seja imediato.
É necessário? Como posso substituir?
O whey protein é um suplemento alimentar que pode ser benéfico para indivíduos que buscam aumentar a ingestão de proteínas, recuperar os músculos e apoiar seus objetivos de condicionamento físico. Mas também é possível atingir as necessidades diárias de proteínas consumindo outros alimentos. Uma dose de whey protein possui entre 18g a 25g de proteína, o que, em média, equivale a:
- 4 ovos de galinha;
- 120g de peito de frango grelhado;
- 110g de contrafilé;
- 120g de carne de patinho moída;
- 120g de atum;
- 2 potes (170g) de iogurte desnatado;
- 150g de feijão;
- 250g de tofu;
Além de proteína, alguns alimentos possuem outros macronutrientes, como carboidratos e gorduras.
É importante que o uso de qualquer suplementação seja moderado e incluído em uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Procure um nutricionista para identificar as suas necessidades nutricionais e a melhor maneira de inserir na sua rotina alimentar.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.