Não existe fórmula mágica: reduzir o acúmulo de gordura nas costas passa por uma rotina de exercícios físicos, alimentação saudável e sono reparador. A perda de peso acontece de maneira sistêmica, ou seja, no corpo inteiro, por isso, não há alguma atividade ou dieta específicas para eliminar a gordura nesta região. No entanto, os resultados são otimizados quando se associam exercícios que estimulam a força com exercícios aeróbicos. Veja quais são e como fazer:
Flexão de ombros com cabo de vassoura
Segure um cabo de vassoura, mãos afastadas na distância dos ombros. Comece o movimento de baixo, com os cotovelos estendidos, e “desenhe” uma meia lua até elevar o cabo de vassoura acima da cabeça. Desça novamente, sempre com os cotovelos estendidos, até embaixo.
Super-homem
Deitada de barriga para baixo, estenda os braços para frente, acima da cabeça e as pernas para trás. Estique os braços e as pernas, subindo e descendo os membros do chão.
Crucifixo invertido + Serrote
Pernas unidas, joelhos levemente flexionados e tronco suavemente inclinado para frente. Abra e feche os braços estendidos na altura dos ombros, intercalando com o movimento de serrote, flexionando os cotovelos para trás do corpo, passando os braços próximos das costelas.
Prancha lateral com rolamento
Apoie a mão esquerda no chão e estenda as pernas de lado, uma levemente à frente da outra, distribuindo o peso do corpo nos pés e na mão que está no chão. Estenda o braço direito para cima. Faça o movimento de rolamento passando o braço direito por baixo da axila esquerda, sem apoiar no chão, e volte com o braço para cima.
Para estimular mais a queima calórica, você pode fazer intervalos ativos entre as séries desses exercícios, usando polichinelos, corrida ou corda para manter o ritmo alto. É importante que todo treinamento seja acompanhado por um profissional de educação física, para garantir sua segurança e eficácia.
Veja vídeo:
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.