Já ouviu falar dos supercafés? Tendência da vez no mundo da alimentação, essa bebida promete dar mais energia e acelerar o metabolismo, queimando até 29% mais gordura. Não à toa, caiu no gosto de quem busca o emagrecimento e dos que praticam exercícios físicos.
Vale lembrar que não são a mesma coisa do que o chamado bulletproof coffee, bebida que misturava café com óleo de coco e manteiga e que virou febre em 2018.
Mas será que os novos supercafés realmente ajudam a perder peso? Tire suas dúvidas:
Do que é feito o supercafé?
Atualmente, encontramos várias opções no mercado, mas todas têm a mesma base: um blend de café com especiarias termogênicas, como a pimenta, o gengibre, e a canela. Assim como o bulletproof coffee, o supercafé também tem óleo de coco e os chamados TCM - ou triglicerídeos de cadeia média, que são gorduras mais facilmente quebradas pelo organismo e que podem ser usadas como fonte de energia, evitando assim o acúmulo e o ganho de peso. Por esse motivo, esses cafés estão sendo utilizados como pré-treino, já que dão energia e ainda levam ingredientes termogênicos.
Disposição física e mental
Sabemos que a cafeína é um estimulante poderoso, tanto físico quanto mental, já que impulsiona nosso sistema nervoso central, melhorando as funções cerebrais e cognitivas. No caso dos supercafés, a fórmula traz ainda o chá verde, que também tem cafeína.
Mas é importante lembrar que nenhum alimento é milagroso. Outros fatores são mais importantes quando falamos de disposição, como equilíbrio nutricional, ingestão adequada de água, boa qualidade de sono e prática regular de atividade física. Os supercafés podem apresentar benefícios, mas é necessário um contexto adequado.
Também não existe comprovação científica de que essas bebidas apresentam vantagem na suplementação para emagrecimento ou performance.
Individualidade biológica
Assim como cada pessoa precisa de uma alimentação individualizada para suprir suas necessidades nutricionais, um bom pré-treino ou termogênico deve ser avaliado de forma individual pelo seu nutricionista. Nenhum termogênico deve ser consumido sem o acompanhamento de um profissional. Consumir sem orientação pode trazer efeitos colaterais como alterações do humor, boca seca, tremores e insônia, além de outros mais graves, como arritmias cardíacas.
Para emagrecer ou para ter mais performance no treino, você precisa consumir os nutrientes necessários para o seu organismo: um equilíbrio de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Não custa lembrar: antes de procurar por suplementos milagrosos, garanta que o básico está sendo feito.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.