Não à toa, pratos quentinhos e cremosos fazem muito mais sucesso no inverno. Em contrapartida, consumir saladas, com vegetais crus e gelados, apetece bem menos do que no verão, quando um bowl recheado de hortaliças é a pedida perfeita para encarar os dias quentes.
Mas, mesmo com as temperaturas baixas, é preciso fazer um esforço para não reduzir o a ingestão de vegetais na dieta. Não custa lembrar: a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que o consumo mínimo de frutas e hortaliças seja de 400 gramas/dia em cinco ou mais dias da semana.
Para ajudar você na missão, listamos três ideias de pratos que vão contribuir com o consumo de vegetais na sua alimentação diária. Veja:
Dê preferência a sopas e cremes
Tem prato mais a cara do inverno do que uma sopinha para aquecer? Cremes e caldos são ótimas opções para aumentar o consumo dos legumes nos dias frios. Explore as combinações de sabores, misturando legumes diferentes, e também garanta uma boa quantidade de proteínas vegetais acrescentando feijão, lentilha, ervilha ou grão-de-bico às preparações. A parte negativa é que, ao optar pela sopa no lugar da salada, perdemos uma boa quantidade de fibras.
Invista em pastinhas
Troque a manteiga, o requeijão e a margarina por pastinhas de legumes para passar no pão. Fica delicioso e muito mais nutritivo que essas opções mais “tradicionais”. Algumas ideias: experimente fazer pasta de alga nori com cenoura, de espinafre com tofu, de pimentões assados, de grão-de-bico com cebola ou de berinjela.
Aposte em sucos e smoothies
Mesmo nos dias gelados, sucos são mais fáceis de consumir do que saladas. O ideal é manter as cascas das frutas na hora de preparar, pois a bebida fica mais rica em fibras e nutrientes - e, claro, evite coar. Misture frutas e vegetais na mesma receita para deixar a bebida ainda mais rica. Dê preferência para os vegetais orgânicos, já que serão consumidos com a casca.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.