Nunca é tarde para começar! Praticar exercícios físicos traz benefícios em qualquer idade - mexer o corpo é tão importante aos 15 quanto aos 50 anos.
Mas é normal ter dúvidas quando você volta a se exercitar após um tempo parada. Por isso, listamos algumas dicas essenciais para fazer atividades com saúde e segurança, especialmente para mulheres 50+. Veja:
Qual o exercício mais indicado?
Não existe uma atividade que seja melhor ou pior para quem já passou dos 50 anos. O melhor exercício é aquele que você sente prazer realizando e que vai praticar com consistência. Sugiro que você dê uma atenção especial aos exercícios que trabalhem força e equilíbrio, pois são dois fatores que diminuem bastante com o passar dos anos e que se correlacionam com quedas e acidentes na maturidade. Atividades como musculação, treinamento funcional, pilates e alguns estilos de ioga, que trabalham o corpo de uma forma mais integral e que desenvolvem essas capacidades físicas.
Posso fazer somente exercícios de baixo impacto?
Não precisa! Se você não tem nenhuma contraindicação médica, pode se aventurar por qualquer estilo de atividade física, seja indoor ou ao ar livre. Uma dica é procurar grupos de atividades físicas com mulheres da mesma faixa etária, para que seja uma experiência ainda mais inclusiva e com a qual você se identifique e se motive.
Preciso ter um personal trainer?
Iniciar a prática de exercícios com o auxílio de um profissional qualificado é importante em qualquer fase da vida, mas considero que na faixa etária de 50+ é ainda mais importante. Uma prescrição de treinos bem feita é um fator decisivo para que os benefícios do exercício sejam sentidos e para que os treinos sejam realizados com segurança.
Por que os exercícios ajudam ainda mais quem passou dos 50?
Praticar atividades físicas com regularidade ajuda a elevar a autoestima, a sensação de bem-estar, a melhorar o humor e a disposição. Também ajuda a diminuir a pressão sanguínea, o açúcar e o excesso de gordura no sangue.
Além disso, a prática é uma poderosa aliada numa fase da vida que muitas mulheres entram após os 50 anos: a menopausa. Os exercícios ajudam a controlar e diminuir os sintomas característicos dessa fase, como as ondas de calor, os riscos cardiovasculares e a osteoporose.
Preciso consultar meu médico antes de começar os exercícios?
Sim, é importante ter liberação médica para começar os exercícios físicos. Seu check-up anual deve estar em dia, até para que o profissional de Educação Física que vai orientar seus treinos saiba como direcionar melhor os exercícios de acordo com as suas necessidades.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.