Não é novidade para ninguém que o último ano foi conturbado em razão da pandemia, e a maneira como encaramos os exercícios físicos foi uma das muitas readaptações que tivemos que fazer na rotina. Com o abre e fecha das academias, conseguir manter uma rotina de atividades físicas em casa se tornou ainda mais importante - apesar de, muitas vezes, ser um desafio.
Perguntamos às nossas leitoras nas redes sociais, pelo Grupo de Mães Donna no Facebook e pelo perfil da revista no Instagram, quais foram as táticas usadas por elas para conseguirem se adaptar da melhor forma possível à rotina fitness dentro de casa.
Com base nas respostas mais comuns, listamos sete dicas para você se inspirar a vencer a preguiça e manter uma constância nos treinos no seu dia a dia, mesmo em casa. Afinal, a prática é fundamental para saúde física e mental. Confira:
Colocar a roupa de treinar assim que acordar
Sabe aquela história de fazer um passo de cada vez, sem pensar muito em todo o esforço pela frente? É isso. Colocar a roupa de treino assim que acordar, no automático, foi uma das dicas mais citadas pelas nossas leitoras para ajudar a espantar a preguiça na hora de começar o exercício. Se já está com a roupa, fica mais difícil de desistir.
Marcar aula por videochamada
Esta é uma das técnicas que apareceu com maior frequência nas respostas. Se o problema é a disciplina, ter um compromisso com o professor pode ajudar a manter a constância na rotina. Várias academias estão oferecendo aulas remotas - que tal apoiar a do seu bairro?
Apostar na bicicleta (ergométrica ou não)
Já sabemos que o risco de contaminação ao praticar esportes individuais ao ar livre é pequeno - com máscara e mantendo o distanciamento social, é claro. Algumas de nossas leitoras relataram ter redescoberto o prazer de andar de bicicleta neste período. Mas, se você prefere fazer o exercício dentro de casa, uma boa pedida é a bicicleta ergométrica. O mesmo vale para correr na rua ou na esteira.
Acompanhar aulas gravadas
Com trabalho de casa e filhos por perto, há quem não tenha se acostumado com as aulas por videochamada porque não consegue ter sempre o mesmo horário disponível. A alternativa apontada por muitas leitoras é apostar em aulas que ficam gravadas. Assim, se não conseguiu acompanhar no horário marcado, é só assistir ao vídeo e praticar em outro momento.
Deixar o horário da academia reservado
Você conseguia manter a rotina fit porque treinava sempre no mesmo horário na academia? Então, a dica é reservar o mesmo horário de antes para fazer os exercícios em casa. Manter esse hábito facilitou a constância para muitas mulheres que participaram da nossa pesquisa.
Investir em exercícios prazerosos
Não gosta de treinos de força? Que tal tentar uma aula de dança? Várias leitoras relataram só ter entrado no ritmo quando desistiram de atividades que consideram "chatas" para outras mais "divertidas". Experimente diferentes estilos e encontre o que funciona melhor para você.
Baixar aplicativos de treino
Uma das tendência mais fortes de 2020 - e que segue firme em 2021 -, os aplicativos de treinos, como o Queima Diária, Nike Training e Adidas Running, também marcaram presença nas dicas das leitoras. As plataformas contam com opções pagas ou gratuitas, específicas para uma modalidade ou tempo. É uma boa pedida para quem tem um perfil mais autodidata e preza pela flexibilidade.
Um lembrete
Nada funcionou para você? Não se culpe. Estamos vivendo um momento difícil e é normal ter dificuldade para engatar nos treinos - várias de nossas leitoras também estão enfrentando este problema. Mas, como costuma dizer nossa colunista e educadora física Raquel Lupion, pouco exercício é melhor do que nenhum. Com o passar do tempo, você vai se motivando cada vez mais. Não desista!