Cansada de tentar, tentar e tentar e nunca ver o resultado desejado? Saiba que a sua relação com a comida pode fazer toda a diferença. Curta cada momento, sem demonizar alimentos, mas, claro, com estratégias consistentes durante a maior parte do dia.
Veja algumas atitudes simples que podem ajudar, e muito, a você fazer as pazes com a alimentação equilibrada sem neuras.
Não demonize os alimentos
Comer é um ato social e emocional. É bom, é gostoso e tem um papel importante na vida e na saúde mental. Se programe e aproveite com consciência os momentos “fora da dieta”! Não se culpe, lembre-se sempre que hábitos saudáveis são construídos tanto pelo que você come, quanto pela forma que come. Se sentir culpada ou frustrada por ingerir algum alimento que você adora comer não é legal. Ressignifique os momentos: você pode comer de tudo, só não precisa comer tudo. Não hipervalorize nenhum alimento, mas aproveite cada mordida daqueles que você realmente gosta.
Opte por grãos integrais
Os alimentos integrais (massa, pão, arroz) são mais ricos em nutrientes do que os refinados, pois não passaram por processos de melhoramento da indústria e, dessa forma, preservam as vitaminas, os minerais e as fibras. Apesar de terem conteúdos calóricos semelhantes, os refinados são o que chamamos de “calorias vazias”, pois não agregam nenhum outro composto a não ser açúcares simples, basicamente. A resposta hormonal que os integrais geram no metabolismo é um pouco diferente dos refinados, e esse último sempre tem a maior tendência a ser convertido em gordura. Além disso, os integrais dão maior saciedade!
Coma mais frutas!
Não precisa ter medo de comer frutas, elas são cheias de nutrientes. As frutas são riquíssimas em vitaminas e minerais, além de compostos bioativos e fibras insolúveis – melhoram o funcionamento do intestino e diminuem a fome. Além disso, o consumo diário de frutas sacia a vontade de doce, evitando aquelas compulsões por chocolates, bolos e tortas.
Coma mais vegetais
Pela baixa densidade calórica, ou seja, poucas calorias, os vegetais são os maiores aliados na hora de fazer dieta sem sentir fome. Além de poucas calorias, os legumes e as verduras são ricos em fibras (que ajudam a dar saciedade), em vitaminas e minerais (garantindo a nutrição adequada do nosso organismo) e contêm compostos bioativos, que são substâncias não nutrientes, mas que trazem outros benefícios para o corpo, com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Por isso, garanta um prato cheio de legumes e verduras variadas, em quantidade livre, antes do prato principal, tanto no almoço, quanto no jantar. E se quiser sair ainda mais da caixa, aposte nos legumes no café da manhã e no lanche da tarde também! Se você não gosta muito, se desafie e coloque como meta experimentar um legume ou uma verdura novo por semana. Existem diferentes maneiras de preparar, tenho certeza que de alguma forma você vai gostar.
Agora, deixo aqui três dicas de bônus para você acertar ainda mais nas escolhas saudáveis:
- Troque o refrigerante por água com gás e limão.
- E não caia na armadilha mental do "é só hoje". Escolha com consciência e serenidade, para aproveitar o hoje e se sentir bem amanhã.
- Preste atenção no que está comendo. Evite comer no piloto automático, enquanto conversa ou mexe no celular. Faça uma coisa de cada vez. Se está numa roda de amigos conversando, não belisque. Se está na hora de comer, evite ficar envolvida com outras atividades.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.