Com as temperaturas aumentando, os cuidados com a hidratação precisam ser redobrados.
Uma das formas de controlar como anda a nossa saúde neste quesito é cuidar o volume e a coloração da urina. Os rins são os órgãos que filtram tudo o que está no nosso organismo, desde nutrientes (proteínas, sódio, potássio), passando por pigmentos de alimentos (comer muita beterraba, por exemplo, faz a urina ficar rosa) e até toxinas.
Por isso, é muito importante acompanhar a qualidade da urina produzida ao longo do dia: é através dela que saberemos se nossos rins estão funcionando adequadamente.
Sabemos que, de uma maneira geral, para manter a hidratação é preciso de 35 a 40ml de água pura por quilo de peso e evitar bebidas alcoólicas.
Mas e a alimentação? Sim, ela é muito importante nesta lista de cuidados. E muito fácil de adaptar ao dia a dia. Inclua na sua rotina os seguintes alimentos.
Frutas
Acerola, melancia, abacaxi, kiwi, melão, morango, manga e banana. Todos contam com mais de 90% de água na sua composição.
Vegetais
Pepino, abobrinha italiana, tomate, cenoura, espinafre, couve manteiga, agrião, couve-flor cozida, pimentões. Todos oferecem a partir de 85% da sua composição em água.
Grãos
Essa pouca gente sabe! Arroz e feijão, depois de cozidos, triplicam suas quantidades de água na composição.
Mas vale lembrar que é sempre preciso estar de olho nos sinais que o corpo envia. O aumento sem justificativa aparente da frequência urinária pode ser sinal de cálculo renal (não se assuste se a frequência aumentar assim que você começou a beber mais água – isso é normal e esperado) ou até mesmo de aumento de próstata nos homens. Já quando o volume da urina aumenta demais mesmo, pode ser sinal de diabetes ou cistite. Então, mantenha, sempre que possível, os seus exames em dia.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.