Todo Carnaval tem seu fim e chegou a hora de (re)começar a dieta. Depois de tantos dias fora da rotina, pode acabar ficando mais difícil se organizar novamente. Não sabe por onde começar? Independentemente do estágio que você esteja, é a hora de agir. Vamos lá?
Não radicalize
Tenha cuidado com dietas muito restritivas como forma de compensar os excessos da folia. Cortar alimentos da sua alimentação sem o acompanhamento de um profissional não vai te trazer resultados mais rápidos.
Seja paciente e siga uma alimentação rica em nutrientes, aposte no que é natural e evite industrializados. Saladas variadas, carnes magras e grãos integrais são ótimas opções para dar esse primeiro passo e reorganizar sua rotina.
Organize seu cardápio
Ter uma alimentação saudável exige dedicação. Separe um tempinho para pensar nas refeições do dia. Encontre a melhor maneira de planejar a rotina: é mais fácil se estabelecer semanalmente ou a cada três dias? Se você é do tipo que gosta de variedade, talvez seja melhor se organizar diariamente para não enjoar do cardápio ao longo da semana.
O seu ritmo do dia a dia precisa ser levado em conta, assim como suas preferências alimentares. Lembre-se também que não adianta focar somente no almoço e no jantar e esquecer os lanches intermediários. Pense em tudo!
Xô, retenção!
Após alguns dias fora da rotina, comendo o que não faz parte do seu dia a dia e provavelmente bebendo menos água do que seu corpo necessita, a retenção de líquidos aumenta. A melhor maneira de se livrar dela? Retomando uma alimentação saudável, evitando alimentos ricos em sódio e ingerindo muita água!
Alguns chás ou suchás (sucos com chás) também pode auxiliar nesse processo. Boas combinações são: frutas vermelhas com cavalinha, abacaxi com hortelã e chá verde, morango e limão com chá de hibiscus.
Busque ajuda
Para ter sucesso no seu objetivo é importante buscar profissionais que entendam do assunto. Um nutricionista vai identificar suas necessidades e aliá-las à sua rotina. Caso pense em se exercitar, contar com um educador físico também será importante para evitar que você se machuque.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.