Se você quer conhecer um lugar, comece pela gastronomia! E há muito para descobrir e experienciar em Porto Alegre, tanto para quem vem quanto para quem já vive a cidade no seu dia a dia. Na correria, deixamos passar aquela nova cafeteria que abriu na rua que passamos todos os dias. Ouvimos a indicação de um amigo sobre um restaurante sensacional que ele conheceu e nunca tiramos um dia para visitá-lo. Pensando nisso, elaboramos um tour gastronômico, que pode ser feito num sábado, num domingo ou até mesmo num dia livre da semana.
Organize-se, tire umas horas para curtir tranquilo e anote nossas indicações!
O Moinhos de Vento é um bairro que renderia muitos tours. São diversas opções para curtir durante o dia, depois de uma caminhada no Parcão ou um passeio no shopping. Se quiser estender para a noite, as opções são tão vastas quanto. Restaurantes sofisticados e espaços mais descontraídos são alguns dos pontos gastronômicos na região.
Então, quem sabe, vamos começar por um lanche mais leve? Nós sabemos que os sábados, para alguns, são feitos para dormir mais algumas horinhas e recuperar o sono da semana. Um brunch saudável e criativo é uma ótima opção para começar o dia!
Por isso, comece pelo Avo, esse cantinho colorido e ao ar livre, que fica na esquina da Rua 24 de Outubro com a Rua Olávo Barreto Viana. Como o próprio nome sugere, a casa tem como destaque do cardápio o avocado, que vai em praticamente todos os pratos. As receitas são criativas e saudáveis, como os nove tipos de toasts. Há também bowls, açaí e smoothies. Um baita começo de sábado!
Que tal pegar um suco natural para a viagem e dar uma volta no Parcão? É só atravessar a rua que você já está no parque. E, depois desse lanche, pode ser que o almoço seja mais tardio. Pois, sem pressa. Afinal, não é para isso que os sábados servem?
Quando a fome bater, um clássico italiano certamente será a solução perfeita. Nós amamos as massas do Puppi Baggio, um restaurante que serve receitas tradicionais e com bastante fartura. Por lá, os pratos são servidos em panelinhas de ferro, ideal para compartilhar entre duas a três pessoas. Você escolhe o tipo de massa e qual molho vai combinar. A decoração é rústica e o espaço conta com um quintal, com mesas ao ar livre. Então aproveite para ir num sábado de sol!
Na hoa da sobremesa, partimos para outro ponto. Você sabia que o Moinhos de Vento é praticamente o bairro das sorveterias? São várias opções: Bacio di Latte, Di Argento, Santino, Just Cold, Gianluca Zaffari, Troppo Buono, La Basque e Banca 40. Com tantas alternativas, vamos deixar a escolha para você.
E, ao final da tarde, reserve um horário para tomar um chá no estilo Alice no País das Maravilhas. Na Rua Dinarte Ribeiro, o número 128 reserva um cantinho com jardim colorido, perfeito para um café da tarde, o Shakespeare Casa de Chá e Café.
Desde a decoração até as louças, tudo por lá é instagramável. Recomendamos o Chá de Tarde, que por R$40 por pessoa, serve um pouco de tudo: salgadinhos, docinhos, cupcakes, sanduíche, pães com geléia e chá.
Podemos encerrar este baita sábado? Acredito que depois desse dia, a janta vai ter que ser algo leve. Não deixe de, durante o percursos, apreciar a vida no bairro e atentar para outros lugares ao redor. Quem sabe, no próximo final de semana, voltamos com outro tour!
AVO SOCIAL CLUB
Rua 24 de Outubro, 742, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 99230-4594
@avosocialclub
PUPPI BAGGIO
Rua Dinarte Ribeiro, 155, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3346-3630
@puppibaggio
SHAKESPEARE CASA DE CHÁ E CAFÉ
Rua Dinarte Ribeiro, 128, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3407-7003
@shakespearecasadechaecafe