Quando o sábado começa com sol, logo me desperta a vontade de passear. Revisito minha lista de restaurantes na cidade que quero conhecer e parto para explorar a cidade sem pressa. Desta vez, o destino vai ser o Bom Fim, um dos meus bairros preferidos de Porto Alegre. Por lá, há muita diversidade - de pessoas, de lugares para comer e de cantinhos perfeitos para uma pausa no dia.
Nosso roteiro começa numa das principais ruas do bairro, a Fernandes Vieira. Apenas de andar por ela, um sentimento de tranquilidade e amor por Porto Alegre toma conta de mim. Famílias com crianças, casais com seus pets e grupo de amigos caminham pelas calçadas e trazem tanta vida para o bairro. Embora essa não seja uma particularidade do Bom Fim, a relação que as pessoas têm com a gastronomia local é algo único. E na Fernandes Vieira essa relação fica bem explícita, já que inúmeros restaurantes compartilham do mesmo endereço.
Vamos direto para o número 456, onde fica o El Tonel Parrilla. A casa te transporta para as parrillas uruguaias e argentinas. O espaço é todo aberto, o que combina muito bem com um almoço de sábado. O cardápio tem carnes premium selecionadas, como entrecot e assado de tiras – que são os pratos mais pedidos.
Recomendamos sentar nas mesas que ficam na calçada da rua, para curtir o movimento do bairro. Da parrilla, nossa sugestão é o assado de tiras (R$ 59), que serve de duas a três pessoas. Não deixe o restaurante sem provar a linguiça parrillera (R$ 32). O clima vai ser tão gostoso que dúvido que queira deixar o lugar tão cedo. Mas que tal uma sobremesa?
Nossa próxima parada é a Confeitaria Barcelona. Com doces tradicionais espanhóis e versões autorais adaptadas para o paladar brasileiro, a casa tem uma variedade de sobremesas. O balcão envidraçado vai ser uma perdição para os fãs da confeitaria. Mas o diferencial da Barcelona é o atendimento acolhedor!
Quem produz os doces é o Luiz Ayete, filho do fundador e atual dono do negócio da família. A panelinha de doce de leite com castanhas é um clássico da confeitaria que precisa estar no seu pedido, assim como o doce jesuíta. Aproveite para experimentar outras opções, já que todos são pequenos e cobrados à quilo.
Depois de duas paradas, uma pausa cai bem. Enquanto isso, experimente andar pelo bairro ou até mesmo dar uma passada na Redenção, que fica do outro lado da Avenida Osvaldo Aranha. No Brique da Redenção, costuma ter artistas independentes tocando música ao vivo. Basta encontrar um banquinho e apreciar. Ou, se preferir, curta a natureza sem pressa.
Ao final da tarde, passe no Alameda 518 para tomar um sorvete da Di Argento que, a qualquer hora do dia, cai bem. Se estiver com fome, o Café Alameda tem bebidas quentes, como cafés e chás, que podem ser acompanhados de uma fatia de torta e medialuna.
E, se já estiver de noite e você quiser estender para uma rodada de cerveja, nossa dica é a Chosen Beer, na João Telles. O sistema da casa é pegar e degustar na calçada, onde ficam bancos e mesas altas. O clima da rua é agradável e você tranquilamente pode passar sua noite ali ou fazer seu aquece para o próximo rolê.
Um grande sábado aproveitado!
El Tonel Parrilla
Rua Fernandes Vieira, 456
@eltonel
Confeitaria Barcelona
Rua Henrique Dias, 94
@confeitaria_barcelona
Alameda 518
Rua Fernandes Vieira, 518
@alameda.518
Chosen Beer Co.
Rua General João Telles, 529
@chosenbeer