Vias bem estreitas. Grandes paredões de pedras. Casinhas coladas umas nas outras, com janelas para a rua e arquitetura linear. Edifícios históricos. Praias paradisíacas, encostas contornadas em verde e uma vista debruçada sobre o Mar Tirreno formam a deslumbrante Positano, uma das cidades mais procuradas da Costa Amalfitana, na Itália.
Quem já visitou as terras italianas deve estar ouvindo o barulho dos pequenos carros e das vespas passando. Mas, para quem ainda não conseguiu embarcar em um avião rumo à bota europeia, um gaúcho descendente de italianos trouxe uma experiência gastronômica inspirada no local para Porto Alegre.
Na Zona Sul, Luciano Begni recebe o público na área gourmet de sua própria casa. O espaço, antes ocupado somente pela família, hoje é lugar para comer pizzas feitas no forno de pedra com fogo alto, a uma temperatura média de 400 graus.
A recepção é como de alguém que convida os amigos para uma noite especial, cheia de conversas, taças de espumante, drinks clássicos, brindes e comida, muita comida mesmo.
A BELA POSITANO NO BRASIL
O lugar tem mesas forradas com toalhas estampadas, flores enfeitando as mesas e trilha sonora típica de um romance italiano.
Enquanto conversávamos e escolhíamos as bebidas, o chef nos explicava o sistema e a sugestão da casa, de começar pelas entradas, ir para as pizzas tradicionais e finalizar com sorvete também preparado por lá ou o tradicional cannoli.
Começamos provando as bruschettas de tomate e alho. Elas eram bem frescas. Acompanharam muito bem os dois primeiros drinks que pedimos: um limoncello spritz e um bianco spritz. O primeiro, uma mistura de limoncello da Serra com espumante. O segundo, a união de vinho branco com espumante. Ambos deliciosos e muito bem servidos.
Como boa mesa italiana, ela começou a ficar tomada por comida. A La Montanara foi nossa porta de entrada para as pizzas. Ela tem massa frita, em vez de assada, molho de tomate, muçarela de búfala e manjericão. A textura é bem diferente e traz uma crocância inesperada e deliciosa. Um lindo abre-alas da nossa festa de sabores.
Fomos, então, para algumas das pizzas do cardápio: a Capricciosa, com molho pomodoro, grana padano, muçarela de búfala, funghi, alcachofras e presunto parma; a Calabrese, com calabresa, cebola, orégano e azeitonas pretas; a Pancetta i Cipola, com muçarela de búfala, cebola e panceta picadinha; a Toscana, com Cacciocavallo ( queijo italiano premiado), brócolis, linguiça e azeite picante; e a Mastunicola, com grana padano, banha de porco, pimenta preta e manjericão fresco.
Todas com massa superfina, e bordas crocantes e aeradas, sempre bem quentinhas e recheadas.
UMA PIZZA SURPRESA
Então, o chef nos surpreendeu com duas pizzas surpresas. A primeira era dobrada ao meio, recheada com presunto parma, tomates-cereja, burrata e uma redução de balsâmico. A segunda, com muçarela de búfala, grana padano, porqueta crocante, rúcula, stracciatella (o recheio da burrata), pimenta preta e trufa, finalizado com porqueta pururucada, azeite e manjericão.
Depois de todas as fatias, nos entregaram uma casquinha de sorvete de Zabaione (feito de creme de gemas, açúcar e vinho Marsala), coberto com chocolate. Ele era denso e cremoso na medida.
Terminamos a noite sem lembrar que estávamos vivendo uma experiência, pois nos sentíamos em casa. Ao fundo, gente rindo, histórias sendo contadas e construídas. Na televisão, imagens da bela Positano passavam enquanto vivíamos uma típica noite porto-alegrense, sem perder nada para lugar nenhum no mundo.
O local está recebendo muitos pedidos de reservas e, por isso, não disponibiliza o endereço antes de confirmar a agenda, já que o espaço é pequeno e a experiência é na casa dos anfitriões. Para mais informações, inclusive de preços, consulte diretamente com os donos pelo WhatsApp.
Villa Positano Pizzeria & Spritz
Zona Sul de Porto Alegre
Reservas: ( 51) 98404-1004
@villapositanopizzeriaespritz