GREEN BOOK
O vencedor do Oscar de 2019 conta a história de amizade de um pianista negro, que entra em turnê pelo sul dos Estados Unidos - região conhecida pelo racismo histórico - ao lado de seu motorista branco. O longa traz uma série de reflexões sobre racismo e nós trouxemos um recorte sobre o preconceito implícito na gastronomia. Em umas três cenas do filme, durante a turnê do músico, as pessoas oferecem frango frito para ele. Mas o que tem a ver o frango com o racismo? Nos EUA, oferecer frango frito para uma pessoa negra é considerado racismo porque, por muitos anos, se construiu o estereótipo de que o prato é comida para negros e os restaurantes que vendiam utilizavam imagens de cozinheiros negros.
Episódio: #1
STREET FOOD - ÁSIA
Dos mesmos criadores de Chef's Table, Street Food é uma série documental da Netflix com o foco na comida de rua e a primeira temporada, com nove episódios, é dedicada à Ásia. Tanto Bangkok, quanto Osaka, cidades que aparecem nos dois primeiros episódios, têm uma questão em comum: o número de barracas nas ruas tem diminuído por causa da regulamentação. Há três anos, o governo da Tailândia disse que a comida de rua deveria ser regulamentada e que os ambulantes estavam invadindo o espaço do contribuinte. Porém, essa questão vai na contramão das tendências. O próprio Guia Michelin - maior premiação da gastronomia - começou a valorizar mais a comida de rua, inclusive dando uma estrela para Jay Fai, personagem que aparece no primeiro episódio da série.
Episódio: #9
ROTTEN
Também produzida pela Netflix, a série documental Rotten é um mergulho na cadeia de produção dos alimentos, revela verdades amargas e expõe forças ocultas que definem aquilo que comemos. O primeiro episódio da segunda temporada discute sobre o que está por trás da produção global de abacates. Por ser absolutamente lucrativa, as plantações da fruta, que vêm principalmente do México, se tornaram alvo de cartéis e milícias ambiciosos.
Episódio: #33
STREET FOOD - AMÉRICA LATINA
Com seis episódios passando pela Argentina, Brasil, México, Colômbia, Peru e Bolívia, a segunda temporada de Street Food chega a Netflix trazendo chefs latino-americanos que contam suas histórias e dão um toque de inovação à cultura culinária tradicional e à comida de rua. Salvador é a cidade que ganha destaque no recorte, escolhido pelos produtores da série, da cultura gastronômica brasileira que é tão diversa. "Os comerciantes são parte integral da cultura do país, eles dão riqueza às suas cidades natais, preservando as tradições enquanto alegram as pessoas e as comunidades à sua volta", comentou o produtor executivo de Street Food, Brian McGinn
Episódio: #54