A cavalaria elétrica da Audi dispara com o novo RS e-tron GT. O esportivo conta com dois motores elétricos que somam 598 cv, tem autonomia de 472 quilômetros e acelera de 0 a 100 km/l em 3,3 segundos. A Audi começou a pré-venda do GT nesta semana e as primeiras unidades chegarão em setembro. O GT pode ser personalizado e conta com mais de 1,4 milhão de combinações. Em evento em São Paulo, a marca alemã também mostrou o e-tron S Sportback, equipado com três motores. Em pré-venda, o Audi RS e-tron GT tem preço a partir de R$ 949.000, e o Audi e-tron S Sportback a partir de R$ 779.990, ambos na modalidade venda direta.
O RS e-tron GT compartilha a arquitetura do Porsche Taycan Turbo S. A potência combinada do conjunto propulsor é de 598 cv e força (torque) de 84,63 kgfm. No modo boost (arrancada) chega a 645 cv. O motor elétrico do eixo dianteiro gera 237 cv e o do traseiro 455 cv.
O RS e-tron GT roda com tração elétrica nas quatro rodas.
No modo efficiency prioriza tração dianteira para otimização do consumo da carga.
Em superfície escorregadia, exigências de alta potência ou curvas rápidas, o motor elétrico ativa a tração traseira cerca de cinco vezes mais rápido do que tração mecânica quattro.
Design e interior
O projeto do GT combina conforto, esportividade e sustentabilidade. O visual do e-tron GR combina linhas fluidas com longa distância entre eixos, grandes rodas e silhueta plana. Linguagem que segundo a Audi passa a ser o ponto de partida para os futuros modelos elétricos. O coeficiente de arrasto é de Cx: 0,24.
Os faróis a laser, as luzes diurnas, as lanternas e as assinaturas tridimensionais destacam o grupo ótico do RS e-tron GT. A grade Singleframe com esquema invertido de cores, esconde a maioria dos sensores. Somente a parte inferior tem aberturas para passagem de ar.
As lanternas traseiras são ligadas por uma faixa plana de luz.
O aerofólio traseiro, que se estende eletricamente em duas posições diferentes, dependendo da situação da condução.
Interior e conforto
O Audi RS e-tron GT tem as dimensões de um gran turismo clássico com 4,99 metros de comprimento, a,96 m de largura, 1,41 m de altura e com distância entre eixos de 2,90 m. O porta-malas leva 366 litros. Um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.
O interior do RS e-tron GT tem acabamento premium. O painel central é ligeiramente inclinado em direção ao condutor.
O display do Audi virtual cockpit plus e o MMI touch tem acabamento preto brilhante e o seletor de marchas fica no console.
Os bancos são revestidos com couro artificial e material Kaskade ou com uma mistura de couro artificial e material de microfibra Dinamica. Nos dois casos são materiais reciclados como fibras de poliéster feitas de garrafas plásticas usadas, têxteis ou fibras residuais. O material de microfibra Dinamica é similar ao Alcantara, enquanto o Kaskade é baseado no visual da Singleframe, é criado a partir de fibras naturais como lã.
O som esportivo do e-tron compreende duas unidades de controle e amplificadores no compartimento de bagagem. Eles geram um som separando exterior e interior, que sai através de dois alto-falantes cada, fora e dentro do veículo. Velocidade do veículo e da rotação dos motores elétricos e carga, entre outros parâmetros, servem como base para o som digital. Um som sintético que, segundo a Audi, oferece uma impressão autêntica do trabalho executado pelo sistema de tração, e pode ser selecionado pelo condutor.
Bateria e recarga
O sistema de bateria de íons de lítio do RS e-tron GT fica entre os eixos, no ponto mais baixo do veículo, o que permite a distribuição de peso entre os eixos dianteiro e traseiro próxima de 50:50. A bateria de alta voltagem pode armazenar 93 kWh de energia nos dois modelos. São 33 módulos, cada um deles com 12 células de revestimento externo flexível.
As conexões, fusíveis e a principal unidade de controle estão localizados embaixo do console central.
O sistema da bateria contribui para a rigidez e segurança em impactos da carroceria na qual ela está fixada com 28 parafusos.
As entradas de recarga ficam atrás das rodas dianteiras. Os dois lados apresentam conexões para corrente alternada (AC) e também existe uma conexão para corrente direta (DC) do lado direito. O e-tron GT pode carregar com 11 kW AC como padrão, o que permite que ele recarregue uma bateria por completo durante a noite. Em um terminal DC com potência adequada, o pico de capacidade de carga de até 270 kW, o que permite a recarga de até 100 km em pouco mais de cinco minutos. A carga até 80% demora menos de 22,5 minutos em condições ideais.