O e-tron S Sportback é o novo automóvel 100% elétrico Audi disponível no mercado brasileiro. Com três motores, dois quais dois no eixo traseiro, a potência combinada é de 503 cv e a força (torque), de 99,21 kgfm. O Audi e-tron S Sportback está em pré-venda com preço a partir de R$ 779.990, na modalidade venda direta, pelo site oficial da marca, com possibilidade de configuração de sete itens.
Os dois motores traseiros funcionam em condução habitual, e o dianteiro entra em ação quando o motorista exige mais desempenho ou antes que a tração diminua.
O modo de condução S garante potência e força máximas por oito segundos.
O e-tron S Sportback acelera de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, e a velocidade máxima é de 210 km/h.
Sistema propulsor
A bateria de alta tensão tem capacidade bruta de energia de 95 kWh, com autonomia de até 380 quilômetros no ciclo WLTP. A direção é progressiva, e a suspensão a ar adaptativa tem ajuste esportivo. O sistema Audi drive select conta com sete modos de condução e, conforme a opção, acessa a suspensão com amortecimento regulado e variação da altura do solo em até 7,6 centímetros.
O sistema de recuperação, com três níveis, no mais alto permite dirigir com um pedal que, ao frear, desacelera os motores elétricos.
Nessa situação, ao frear a partir de 100 km/h, os propulsores convertem até 270 kW de potência.
O e-tron S tem capacidade de carga padrão de até 150 kW no modo DC e de até 22 kW no modo AC. O modelo também possui o Audi compact charger, carregador que suporta até 22 kW, como item de série.
Visual arrojado
Os para-choques dianteiro e traseiro têm contornos fortes e entradas de ar generosas. O traseiro acompanha quase toda a largura do veículo. A dianteira e a traseira têm acabamentos cromados. O modelo conta como opcionais retrovisores externos virtuais e câmeras que enviam a imagem para uma tela de alta definição dentro do veículo. O coeficiente de arrasto é de apenas 0,26.
O conjunto ótico com faróis full LED Digital Matrix de luz de direção, ao ligar e desligar o veículo, projeta na parede ou no chão uma assinatura animada. Na estrada, a largura da faixa de iluminação pode se ajustada. Ao detectar um pedestre, o sistema amplia a área iluminada. As luzes diurnas (DRL) e os auxiliares de neblina, como também as lanternas traseiras, são em LED.
Sofisticação e conectividade
Com interior escurecido, os bancos esportivos em couro valcona têm ajustes elétricos e memória para o do condutor. Os assentos e o seletor do modo de direção têm a inscrições S. O acabamento interno é em fibra de carbono, e o sistema de iluminação interno progressivo tem 30 opções de cores. O modelo ainda conta com carregamento de smartphone por indução desde que compatível com a tecnologia.
O esportivo elétrico tem o sistema de controle digital MMI sensível ao toque com duas grandes telas centrais. O quadro digital de instrumentos permite a visualização de diversas informações do carro e condução. O head-up display projeta dados no para-brisa. O sistema de som é o Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes e 705 watts de potência.
Configurações e opcionais
“O Audi e-tron foi o veículo 100% elétrico mais vendido do país em 2020, e agora é a vez de trazer ao mercado o Audi e-tron S Sportback, a versão mais esportiva do modelo, que pode inclusive ser personalizado pelos clientes antes de sua produção
JOHANNES ROSCHECK
Presidente da Audi do Brasil.
O cliente poderá configurar seu veículo antes da produção com sete itens: nove cores externas, além de várias outras Audi Exclusive; dois desenhos de roda; duas cores de pinças de freio; design exterior com detalhes em preto ou em alumínio; três acabamentos para a capa do retrovisor; cor do couro nos assentos; e acabamento interno em carbono, alumínio ou cinza volcano.
Os retrovisores externos virtuais que transmitem imagem para telas nas laterais das portas, as capas dos retrovisores em carbono e a tecnologia Audi Night Vision, que aumenta a visibilidade e a segurança na estrada, estão entre os opcionais do Audi e-tron S Sportback .