Uma nova picape será produzida pela General Motors no Brasil. O modelo, que complementará a gama de utilitários Chevrolet, está em desenvolvimento e será fabricado no complexo de São Caetano do Sul (SP). O novo veículo compartilhará a arquitetura do Onix, do Onix Plus e do Tracker. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (10).
O desenvolvimento e a produção do novo Chevrolet integra o atual ciclo de investimento da empresa, que prevê a aplicação de R$ 10 bilhões em São Paulo até 2025.
Com o futuro veículo, a GM pretende ampliar a presença da marca Chevrolet no segmento de picapes em que já atua com a compacta Montana e a média S10.
O novo modelo contribuirá para fortalecer outros produtos estratégicos para a empresa no mercado, como a S10.
Família global
O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet. Além disso, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários
CARLOS ZARLENGA
Presidente da GM América do Sul
A picape está, neste momento, em fase de desenvolvimento e será o próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker - todos referência em suas respectivas categorias.
A nova picape integra o plano de renovação da GM no Brasil. Os estudos foram confirmados no lançamento dos Chevrolet Onix e Onix Plus, em Porto Alegre, em 2019. Na ocasião, o presidente da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, admitiu o desenvolvimento do modelo no novo segmento e que a definição do local de produção ainda estava em estudo.
O compartilhamento da arquitetura do hatch, sedã e utilitário esportivo compacto revela que o modelo será do tipo monobloco e menor do que a S10 que utiliza chassis. As características da nova picape, acima da atual Montana, remetem à Fiat Toro, que é referência no segmento intermediário entre os modelos compactos e médios.
Como os novos Onix e o Tracker, tudo indica que a nova picape será equipada com o motor 1.2 turbo, que no utilitário esportivo gera 133 cv e força (torque) de 21,4 kgfm, combinado com os câmbios manual e automático de seis marchas.
GM perde mercado
O anúncio da nova picape ocorre no momento em que os efeitos da pandemia do coronavírus batem forte na montadora norte-americana. Com o complexo gaúcho de Gravataí, o mais importante da GM na América do Sul, parado desde março por falta de componentes, as vendas da marca Chevrolet despencaram.
O Onix, que por mais de seis anos liderou o mercado brasileiro, despencou para o sétimo lugar, com pouco mais de 6 mil unidades. A marca, que, também pelo mesmo período, foi a preferida pelos brasileiros, caiu para o terceiro lugar, com 20.890 unidades vendidas e 12,75% do mercado, atrás da Fiat, que teve 36.405 registros e 22,21% de participação, e da Volkswagen, com 27.647 emplacamentos e 16,8%.
Para produzir a nova picape, que deverá chegar no começo de 2022, a preparação da linha de montagem da fábrica de São Caetano do Sul será feita em várias etapas para minimizar os impactos na produtividade do complexo. A primeira fase está prevista para iniciar logo nas próximas semanas.