O conforto, a sofisticação, a tecnologia e o alto desempenho qualificam o e-tron Sportback e o Q7 entre os melhores veículos de seus segmentos. O segundo modelo elétrico da Audi no país e o seu maior utilitário esportivo surpreendem pela versatilidade. O e-tron conta com dois motores elétricos que somam 408 cv. O Q7 combina propulsor a gasolina de 340 cv com câmbio automático de oito velocidades. Em venda direta, o Audi e-tron Sportback tem preços de R$ 511.990, na versão Performance, a R$ 551.990, na Performance Black. O Q7, custa de R$ 414.990 a R$ 459.990, na versão topo de linha S Line.
O e-tron e o Q7 complementam a gama de veículos da marca alemã no mercado brasileiro. O Audi Sky Experience movimentou a cobertura do Shopping Morumbi, em São Paulo, nesta semana. Uma pista de cerca de um quilômetro mostrou a versatilidade dos dois modelos em rampas, acelerações e frenagem, que também foram avaliados nas ruas estradas. Os dois também foram testados em percursos urbanos e nas estradas.
Fabricado em Bruxelas, na Bélgica, o Sportback compartilha o conjunto propulsor, interior e a tecnologia do irmão mais velho.
O design do Sportback combina o estilo de um utilitário esportivo com o de um cupê. As linhas são diferenciadas pelo caimento do teto. O coeficiente aerodinâmico é de Cx 0,25.
.Avançada tecnologia
A grade octogonal fechada em preto brilhante separa dos faróis e as luzes diurnas (DRL) em LED. As rodas são de 21 polegadas. Na borda inferior dos faróis, linhas horizontais criam a assinatura e-tron nas luzes diurnas. As lanternas traseira, também em LED. O teto solar Open Sky é panorâmico.
O Sportback compartilha o conjunto propulsor do utilitário esportivo. Os dois motores elétricos geram 408 cv de potencia e força (torque) de 67,7 kgfm combinados coma tração integral quatro. O dianteiro libera 184 cv e 31,5 kgfm, o traseiro 224 cv e36,2 kgfm.
As baterias de íons de lítio de 95 kWh têm 36 módulos de alumínio e pesam cerca de 700 quilos. A autonomia é de até 446 quilômetros (ciclo europeu WLTP), 10 quilômetros a mais em relação ao SUV. A recarga pode ser feita em uma tomada doméstica de 110V até alta tensão. Nos postos de recarga ultra rápida de 150 kW, 80% da bateria pode ser carregada em 30 minutos.
A energia é recuperada nas desacelerações e frenagens por aletas atrás do volante. No nível 1, desaceleração mínima e, no nível 2, alta desaceleração.
A seleção também pode ser feita no modo automático na MMI.
O Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e chega a velocidade máxima de 200 km/h limitada eletronicamente.
O e-tron Sportback acomoda bem cinco ocupantes. São 4,90 metros de comprimento, 2,04 m de largura, 1,62 m de altura e distância entre eixos de 2,93 m. O porta-malas leva 555 litros. Na frente, um compartimento de 60 litros acomoda os kits do carregador e de ferramentas.
O interior do e-tron tem acabamento premium em Alcantara e detalhes em alumínio e couro. As costuras dos assentos lembram placas de um circuito elétrico. Os displays do MMI Touch tem 10,1 polegadas e 8,6 polegadas, sensíveis ao toque. No superior, são controladas informações, entretenimento, navegação e configurações. No inferior, são gerenciadas a entrada de texto, as funções de conforto, o ar-condicionado, de quatro zonas, e o seletor de modo de condução. O MMI, com GPS e câmera de ré, é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e Bluetooth. O som Bang & Olufsen 3D.
A avançada tecnologia do e-tron traz recursos como os retrovisores virtuais que substituem os tradicionais espelhos. As imagens de câmeras mostram as imagens de fora nas telas localizadas nas portas. Também alertas de colisão e que tensiona os cintos dianteiros, posiciona banco e fecha o teto solar e vidros, de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo, de mudança de faixa e de tráfego reverso no risco de acidente em manobra traseira, entre outros.
Nas ruas e estradas
Silêncio total a bordo, o comportamento do Sportback no conjunto foi melhor em relação ao do SUV, apesar do pequeno percurso em torno de 100 quilômetros por estradas no interior de São Paulo. Visibilidade ampla, posição ideal para conduzir e muito conforto, o Audi provou sua esportividade. Sempre sobrou potência e força com ótima estabilidade.
As respostas da direção, motor e suspensão foram perfeitas. A posição das baterias na base da carroceria auxiliam a estabilidade como o Sportback mostrou nas estradas de até 120 km/h ou em trechos sinuosos em velocidades acentuadas. A suspensão a ar adaptativa “prende” o carro no chão. O Audi Drive Select permite sete modos de condução. A posição de neutro, marcha à frente e ré é colocada por um joystick.
Versátil Audi Q7
Atualizado e com a nova identidade da família de utilitários esportivos Audi, o Q 7 é o maior modelo do seu segmento da marca alemã. Com sete lugares, traz avançada tecnologia que aumenta o conforto, melhora a dirigibilidade e garante maior segurança.
Os 5,063 m de comprimento, 2,212 m de largura e 1,741 m de altura, a distância entre eixos de 2,994 m garantem espaço para sete ocupantes. A capacidade de bagagem varia de 740 a 1.925 litros, dependendo da posição dos bancos traseiros. O acionamento elétrico da tampa traseira pode ser feito pelo movimento dos pés. O Q7 pesa 2.275 quilos.
O motor 3.0 TFSI gera 340 cv e força (torque) de 51 kgfm. Atua combinado com o câmbio automático tiptronic de oito velocidades e tração integral quattro. A assistência elétrica de uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia em um sistema primário de 48 volts permite o Q7 rodar em velocidades entre 55 e 160 km/h com motor desligado. O start-stop desativa o motor em paradas rápidas. O utilitário esportivo tem sete modos de condução, acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e chega a velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
Nas rodovias
O Q7 impressiona pelo tamanho e o peso superior a duas toneladas. Por dentro se destaca pela qualidade do acabamento escurecido e detalhes em preto brilhante. O revestimento premium tem diferentes texturas macias ao toque. Como o visual externo e o interior o comportamento também agradou nos 80 quilômetros que rodamos no interior de São Paulo. Com condutor e acompanhante sempre sobrou potencia e força ao motor com os 340 cv bem distribuídos pelo câmbio de oito velocidades e a tração quatro.
A coluna da direção com ajustes em profundade e altura e o banco, também com ajuste elétrico, permitiram ótima posição para condução. O quadro digital de instrumentos e as telas do MMI com central multimídia foram intuitivos e de fácil visualização. Os recursos eletrônicos de condução foram precisos quando necessário.
Apesar da curta distância, o Q7 mostrou o conforto, o desempenho e a segurança nos trechos percorridos em variados tipos de pavimento e velocidades.
Versões e preços
Audi e-tron Sportback
Performance - R$ 551.990
Performance Black - R$ 552.990
Audi Q7
3.0 TFSI – R$ 414.990
3.0 TFSI S Line - R$ 459.990
Fonte: Audi Brasil
Viagem a convite da Audi Brasil