Já era dada como encaminhada a renovação de contrato do atacante Ferreira com o Grêmio. O elemento fundamental para o acerto, a retirada da ação judicial do jogador contra o clube, estava encaminhado e uma reunião deveria servir unicamente para se estabelecer detalhes finais. A semana que se encerra neste sábado (5), porém não trouxe a novidade esperada. Segue o impasse e há novidades ruins em relação a um acordo.
O diretor jurídico gremista Nestor Hein é quem trata diretamente da parte legal da negociação. No programa Show dos Esportes dessa sexta-feira (4), na Rádio Gaúcha, ele chegou a garantir que a retirada da ação de Ferreira na Justiça contra o Grêmio não significa muito e nem inviabiliza um acordo, mas reconhece um recuo nas negociações.
Enigmaticamente, Hein fez uma analogia deste caso com a expressão "Fundos Abutres", algo que se refere na economia à compra de ativos de alto risco em busca de grandes lucros. Sem maiores revelações, o dirigente deixa claro que há atravessadores no negócio, podendo ser empresários ou clubes, e que o Grêmio está ciente.
Certamente ninguém está pensando em pagar a multa rescisória de Ferreira, calculada em 221 milhões de reais. Se alguém o fizesse, por certo o Grêmio comemoraria. O que pode acontecer é o jogador receber uma proposta para firmar um pré-contrato a partir de janeiro de 2021 e se transferir para uma nova equipe em junho sem que o clube ganhe nada. Até lá, porém, por ser jogador gremista, provavelmente ficaria sem atuar, algo como o que aconteceu com o lateral Marcelo Hermes anos atrás.
Nestor Hein chegou a isentar o procurador de Ferreira, Pablo Bueno, de uma responsabilidade maior quando se refere aos "abutres", embora vá passar pelo empresário qualquer negociação. Bueno deverá retornar para a Ucrânia, onde permanece mais tempo ao lado do jogador Tetê que joga no Shakthar Donetsk. Novas conversas serão por telefone e a aposta gremista de um convencimento da parte do atleta fica por conta da capacidade de negociação e da experiência política do vice-presidente de futebol Paulo Luz.