De vez em quando, as plataformas de streaming resgatam do limbo digital pérolas como Temporada de Caça (Affliction, 1997), que agora está disponível no Looke — o acesso pode ser via Amazon Prime Video.
O filme foi dirigido por Paul Schrader, hoje com 78 anos, que escreveu ou foi coautor de quatro títulos de Martin Scorsese: Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980), A Última Tentação de Cristo (1988) e Vivendo no Limite (1999). Como diretor, assinou, entre outros, Hardcore: No Submundo do Sexo (1979), Gigolô Americano (1980), Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos (1985) e O Dono da Noite (1992), bastante inspirado em seus tempos de usuário de cocaína e maconha.
No século 21, teve mais tropeços do que acertos, muito por conta do seu temperamento difícil. Em 2003, por exemplo, foi demitido das filmagens de The Exorcist: Dominion, um preâmbulo do clássico de terror lançado em 1973 por William Friedkin (praticamente refilmado por inteiro, sob comando de Renny Harlin, o projeto acabou rebatizado como O Exorcista: O Início, em 2004). Em 2013, após cinco anos de fracassos na tentativa de arranjar financiamento, o cineasta realizou Vale do Pecado, um thriller erótico que chamou atenção mais pelo turbulento comportamento da atriz Lindsay Lohan nos bastidores. Recentemente, porém, Schrader voltou a ter prestígio, graças a obras como Fé Corrompida (2017), que concorreu ao Oscar de melhor roteiro, e O Contador de Cartas (2021), que entrou no top 10 da revista francesa Cahiers du Cinéma.
Temporada de Caça foi escrito por Schrader a partir de uma novela de Russell Banks (1940-2023), autor especialista em histórias que se passam em cidadezinhas cobertas de neve do Estado de New Hampshire, "onde o gracioso logo dá lugar ao lúgubre, as emoções humanas irrompendo com fúria inesperada", como definiu Moacyr Scliar (1937-2011), fã do filme. Naquele mesmo ano de 1997, Banks ganhou outra adaptação para o cinema, O Doce Amanhã, de Atom Egoyan.
O filme de Paul Schrader é narrado pelo personagem de Willem Dafoe, que, desde um ponto distanciado no tempo e no espaço, reflete sobre a tragédia ocorrida. Trata-se de Rolfe Whitehouse, o irmão caçula do protagonista, o policial Wade, papel que valeu a Nick Nolte uma indicação ao Oscar de melhor ator.
Wade é um sujeito atormentado e turbulento. Na infância, era espancado pelo pai, o alcoolista Glen, encarnado por James Coburn, que venceu o Oscar de coadjuvante. Na vida adulta, tem dificuldades no relacionamento com sua filha, Jill, e sua ex-esposa.
Seu refúgio emocional é a obsessão: o guia Jack Hewitt afirma que Evan Twombley, com quem estava caçando, acidentalmente atirou e se matou. Quase toda a polícia acredita em Jack, mas Wade fica desconfiado. Ele passa a investigar o caso, trazendo à tona uma trama intrincada ao mesmo passo em que se isola da comunidade, incluindo sua namorada, Margie (Sissy Spacek).
A jornada de Wade remete à de Travis Bickle em Taxi Driver ou à do protagonista de Hardcore, o pai que busca a filha desaparecida no mundo dos filmes pornô. É uma espécie de via-crúcis — a religiosidade é uma marca na obra de Schrader, e ele também é um fã assumido de Ingmar Bergman. Em Zero Hora, o saudoso Tuio Becker (1943-2008) disse que a cena do enterro da mãe de Wade aproxima Temporada de Caça das obras do cineasta sueco, "em que a contenção dos personagens encontra-se sempre no limite da explosão".
É assinante mas ainda não recebe a minha carta semanal exclusiva? Clique AQUI e se inscreva na minha newsletter.
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano