A lista de 10 deste fim de semana é para quem curte filmes com adrenalina e sem pudores para o exagero.
Talvez porque ainda não estivesse praticamente dominado pela computação gráfica (CGI), o gênero, nos anos 1990, costumava apostar em astros incontestes, tramas rocambolescas e cenas tensas.
Uma pena que estejam indisponíveis no streaming pérolas como Caçadores de Emoção (1991), de Kathryn Bigelow, Fervura Máxima (1992) e O Alvo (1993), ambos de John Woo, True Lies (1994), de James Cameron, e O Quinto Elemento (1997), de Luc Besson. Mas não faltam opções nas plataformas.
1) O Exterminador do Futuro 2: Julgamento Final (1991)
De James Cameron. Arnold Schwarzenegger reinventa um de seus mais marcantes personagens: agora, o T- 800 é um dos mocinhos, vindo do amanhã para proteger o filho de Sarah Connor (Linda Hamilton, precursora da Charlize Theron heroína de ação). O filme faturou quatro Oscar técnicos, incluindo os de maquiagem e efeitos visuais, que ainda hoje impressionam. (Amazon Prime Video)
2) Velocidade Máxima (1994)
De Jan De Bont. Foi um dos grandes sucessos do gênero na década de 1990. Dennis Hopper interpreta um terrorista que instala bombas em um ônibus de Los Angeles, Keanu Reeves encarna o agente encarregado de detê-lo, e Sandra Bullock faz a passageira que precisa dirigir o veículo sem reduzir a velocidade para menos de 80 km/h, para evitar a explosão. (Star+)
3) Fogo Contra Fogo (1995)
De Michael Mann. O duelo de interpretações de Al Pacino e Robert De Niro e o jogo de gato e rato entre o policial Vincent Hanna e o ladrão Neil McCauley conta com um longo (10 minutos!), selvagem e influente tiroteio pelas ruas de Los Angeles na saída de um assalto a banco, cuja crueza é realçada pela captação de som ao vivo, via microfones espalhados pelo set, em vez do tradicional processo de "dublagem" na pós-produção. (Amazon Prime Video, HBO Max, MUBI e Star+)
4) Missão: Impossível (1996)
De Brian De Palma. O primeiro filme da franquia traz uma das cenas mais perigosas enfrentadas pelo ator Tom Cruise na pele do agente Ethan Hunt. Um tanque com 16 toneladas de água, que está em um restaurante, explode e Ethan precisa correr da inundação. De Palma até tentou fazer a cena com um dublê, mas o resultado não ficou convincente. Cruise, então, assumiu os riscos e correu da água, dos cacos de vidro e do afogamento, tudo com a tecnologia de quase 30 anos atrás. (Amazon Prime Video, HBO Max, Paramount+ e Star+)
5) A Rocha (1996)
De Michael Bay. Talvez seja o melhor filme (ou um dos poucos assistíveis, alguns dirão) do exagerado e barulhento diretor e produtor da franquia Transformers. Conta a seu favor o baita elenco masculino: Sean Connery, Nicolas Cage, Ed Harris, David Morse, John C. McGinley, John Spencer... Na trama, um general (Harris), herói na Guerra do Vietnã, e seus comandados se apoderam de poderosas armas químicas e se instalam na prisão de Alcatraz com 81 reféns e cobram US$ 100 milhões de resgate. Caso contrário, vão atacar a cidade de San Francisco. Para combatê-los, é enviado à ilha (a tal Rocha do título) um grupo de elite que inclui um jovem especialista em ameaças bioquímicas (Cage) e o único fugitivo do presídio (Connery). (Star+)
6) Con Air: A Rota da Fuga (1997)
De Simon West. Talvez se enquadre na categoria "tão ruim que é bom", mas entrega o que promete.
Nicolas Cage interpreta Cameron Poe, o típico herói: ele é forte, bom de briga, ama sua linda esposa (Monica Potter), sabe fazer piadas e tem um código de honra. Em liberdade condicional, o sujeito viaja num avião que é tomado por bandidões. Entre eles, estão o engenhoso Cyrus the Virus (John Malkovich), o ativista negro Diamond Dog (Ving Rhames), o estuprador Johnny 23 (Danny Trejo) e o maluco Garland Greene (Steve Buscemi). Do lado da lei está John Cusack, como um oficial da força aérea estadunidense que pretende trazer vivos a qualquer aeroporto passageiros e tripulantes do avião. E também um certo coelhinho de pelúcia. (Star+)
7) A Outra Face (1997)
De John Woo. Autor fundamental do gênero, o cineasta chinês comanda Nicolas Cage e John Travolta nesta deliciosa extravagância noventista. O filme acompanha a obsessão do agente do FBI Sean Archer (Travolta) em prender o terrorista Castor Troy (Cage). Quando o bandido fica entre a vida e a morte após um acidente de avião, Archer se submete a uma cirurgia plástica para ter o mesmo rosto e poder se infiltrar na organização criminosa. Troy, por sua vez, tem a mesma ideia que o policial quando acorda do coma. (Star+)
8) Blade: O Caçador de Vampiros (1998)
De Stephen Norrington. Em um tempo pré-Universo Cinematográfico Marvel, Wesley Snipes estrelou esta adaptação de um personagem dos quadrinhos da editora. Na trama, a mãe de homem foi mordida por vampiro quando estava grávida e morreu. O bebê sobreviveu e se tornou um ser poderoso, metade humano, metade vampiro. Ele tem de enfrentar um novo líder (Stephen Dorff) entre os chupadores de sangue, que tem planos de trazer à vida um antigo demônio. Snipes estava no auge de sua forma atlética, o que dá visceralidade aos combates corpo a corpo. (HBO Max)
9) Ronin (1998)
De John Frankenheimer. Ronin é o nome dado ao mercenário sem causa, uma espécie de samurai decadente que não tem mais um senhor para proteger. O estranho código de honra de um grupo de mercenários em luta pela posse de uma maleta prateada disputada por irlandeses e russos fornece a estrutura dramática da trama estrelada por Robert De Niro, Jean Reno e Stellan Skarsgard. As tortuosas ruas de Paris, Nice e Arles, na França, serviram de cenário para as ótimas cenas de perseguição, realizadas sem trucagens. (Amazon Prime Video)
10) Matrix (1999)
De Lana Wachowski e Lilly Wachowski. A mítica aventura de ficção científica protagonizada por Keanu Reeves não inventou o bullet time, o efeito de câmera lenta que praticamente congela as cenas de ação. Mas foi o sucesso deste filme que popularizou o recurso. (Amazon Prime Video e HBO Max)
Bônus: 3 filmes com Harrison Ford
Um dos maiores astros do cinema de ação de Hollywood não poderia ficar de fora da lista. Ainda mais que, nos anos 1990, Harrison Ford protagonizou pelo menos três filmes memoráveis:
O Fugitivo (1993)
De Andrew Davis. Neste thriller que concorreu a sete Oscar, incluindo melhor filme, fotografia e música original, Harrison Ford interpreta o médico Richard Kimble. Acusado injustamente pelo homicídio de sua esposa, o personagem corre para encontrar o verdadeiro assassino ao mesmo tempo em que é perseguido pelo detetive interpretado por Tommy Lee Jones, vencedor da estatueta dourada de ator coadjuvante. (HBO Max)
Perigo Real e Imediato (1994)
De Phillip Noyce. Na segunda aventura de Harrison Ford na pele do agente da CIA Jack Ryan (a primeira foi Jogos Patrióticos, lançada em 1992 pelo mesmo cineasta), o personagem descobre ligações entre um amigo do presidente dos EUA, que foi assassinado, e os chefes dos cartéis de droga colombianos. O elenco tem Willem Dafoe, James Earl Jones, Anne Archer e Joaquim de Almeida. (Disponível para aluguel em Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play e YouTube)
Força Aérea Um (1997)
De Wolfgang Petersen. Harrison Ford encarna um fictício presidente dos Estados Unidos, James Marshall. O fictício mandatário da Casa Branca tem seu avião atacado por partidários de um ditador do Cazaquistão. Gary Oldman faz o vilão, o terrorista Egor Korshunov. (Star+)