Embora merecida, não deixou de ser uma das surpresas do Oscar 2022 a indicação de Kristen Stewart, nesta terça-feira (8), ao prêmio de melhor atriz por seu desempenho em Spencer — filme do diretor chileno Pablo Larraín que segue em cartaz em seis cinemas de Porto Alegre: Cine Grand Café, Cinemark Wallig, Espaço Bourbon Country 7, GNC Iguatemi, GNC Moinhos e GNC Praia de Belas.
Afinal, depois de ser derrotada no Globo de Ouro por Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos), Stewart ficou fora da lista de candidatas do SAG Awards, concedido pelo Sindicato dos Atores dos EUA, e do Bafta, o troféu da Academia Britânica. Essas duas ausências causaram bafafá entre os críticos, que já encheram de elogios a atuação da californiana de 31 anos. Ela disputa, por exemplo, o Critics Choice, premiação da imprensa estadunidense e canadense, e foi eleita a melhor atriz da temporada pelas associações de Atlanta, Chicago, Denver, Philadelphia, Phoenix e Seattle, entre outras cidades.
Nos bastidores da Academia de Hollywood, talvez pesasse contra Stewart a esnobada que ela deu no Oscar: "I don't give a shit" ("Estou cagando", em tradução livre), disse em um podcast da centenária revista Variety. Agora, em sua primeira e justíssima indicação, no dia 27 de março ela vai tentar romper um tabu: desde 1995, a atriz oscarizada sempre, pelo menos, concorreu ao SAG Awards, surgido naquele ano.
O encanto de Spencer não reside apenas na interpretação de Kristen Stewart como Diana Frances Spencer (1961-1997), a princesa de Gales. Não estamos diante de uma cinebiografia como Judy (2019) e Estados Unidos vs Billie Holiday (2021), recentes filmes ruins em que brilhavam, respectivamente, as atrizes Renée Zellweger (ganhadora do Oscar e do Globo de Ouro) e Andra Day (premiada com o Globo de Ouro e concorrente ao Oscar). Aliás, sequer estamos diante de uma cinebiografia dos moldes tradicionais, que tenta espremer em duas horas de duração toda uma vida.
Pablo Larraín tem experiência em obras que reconstituem episódios históricos, são protagonizados por personagens reais e fazem um recorte temporal conciso. Na sua prolífica carreira (desde 2006, já assinou nove longas, um documentário e duas séries de TV, além de ser um dos criadores da antologia de curtas Feito em Casa), podemos encontrar títulos como No (2012), sobre o plebiscito de 1988 que decidiria a permanência ou não do general Augusto Pinochet na presidência; Neruda (2016), sobre a perseguição de um inspetor ao poeta ganhador do Nobel e integrante do Partido Comunista, no final da década de 1940; e Jackie (2016), sobre os primeiros dias da primeira-dama dos EUA após o assassinato do presidente John F. Kennedy, em 1963.
Em Spencer, o intervalo de tempo é muito mais breve. Escrita pelo inglês Steven Knight, roteirista indicado ao Oscar por Coisas Belas e Sujas (2002) e criador da série Peaky Blinders (2013-2022), a história traz uma versão ficcional do último fim de semana de Diana junto à família real britânica, no Natal de 1991, antes de ela pedir o divórcio do príncipe Charles (vivido por Jack Farthing, o marido da jovem Leda em A Filha Perdida).
Desde o início do filme, Diana está em fuga, em descompasso. Atrasa-se deliberadamente para os compromissos na casa de campo de Sandringham, não quer que os filhos, William (Jack Nielen), nove anos, e Harry (Freddie Spry), sete, participem da caçada aos faisões, busca evitar costumes arcaicos como a pesagem da realeza em uma antiga balança — engordar nos banquetes natalinos seria sinal de que a pessoa se divertiu no fim de semana, um feito duplamente inalcançável para a princesa bulímica. Lady Di só encontra um pouco de paz na companhia dos meninos, da camareira Maggie (a ótima Sally Hawkins) e do chef Darren (Sean Harris), quando está longe do olhar de reprovação da rainha Elizabeth II (Stella Gonet) ou das palavras ásperas que Charles dirige a ela em raras interações.
Kristen Stewart consegue encontrar um equilíbrio na interpretação: tanto personifica a eterna Lady Di, incorporando seu jeito de falar, por exemplo, como empresta um tanto de sua própria personalidade para o papel.
— Eu me senti extremamente fora de controle em certos períodos da minha vida, e esse é um fator determinante da vida da Diana. Ela deve ter percebido que as pessoas estavam sempre olhando para ela, e eu já experimentei isso, sei como é — disse a atriz em entrevistas.
Em um primeiro momento, até pela diferença de altura entre a personagem real (1m78cm) e sua intérprete (1m65cm), é difícil se desvencilhar da ideia de que estamos vendo não apenas uma representação da chamada Princesa do Povo, mas, sim, Stewart tentando mais uma vez se livrar do estigma da popularíssima saga adolescente Crepúsculo, com cinco filmes lançados entre 2008 e 2012. Mas à certa altura essas duas mulheres se embaralham, e o que passamos a ver é uma personagem atormentada pelas tradições da família real, pelo desamor de Charles, por seus problemas de saúde, por ser alvo constante da mídia e até por fantasmas.
Sim, porque, no seu processo de distanciamento das convenções biográficas, um dos acertos de Spencer é transformar em um filme de terror psicológico esses dias passados em Sandringham.
Diana tem alucinações que envolvem Ana Bolena, a segunda esposa do rei Henrique VIII, executada em 1536, ela também uma figura controversa na história da Coroa britânica.
A direção de fotografia da francesa Claire Maton (de Retrato de uma Jovem em Chamas) investe em cenas de claustrofobia e escuridão.
A edição do chileno Sebastián Sepúlveda, parceiro de Pablo Larraín em O Clube (2015), Jackie (2016) e Ema (2019), traduz os momentos de ansiedade, fragilidade e desorientação da personagem de Stewart.
As cordas e o piano da trilha sonora composta pelo inglês Jonny Greenwood — que nesta temporada também fez a música de Ataque dos Cães e Licorice Pizza — podem causar calafrios.
E a protagonista vive sob a vigilância soturna do major Alistar Gregory (Timothy Spall), que a surpreende, por exemplo, em uma escapada noturna à cozinha, como a lembrar que, no papel de princesa, Diana está condenada a nunca ser ela mesma — somente uma imagem.