Talvez muita gente não se dê conta, mas Porto Alegre tem uma zona rural enorme, uma das maiores entre as capitais, com 4 mil hectares nos quais vivem e trabalham mais de 1,2 mil famílias. Com pelo menos 30% da produção considerada orgânica, e distribuída nas nove feiras orgânicas da cidade, conta com um roteiro de turismo consolidado: os Caminhos Rurais. Tudo isso está em discussão e à mostra na FestPoa Rural, iniciada no dia 9 e com abertura oficial no dia 15.
Nesta quarta-feira (13), das 16h às 19h, um seminário abordará o mercado atual e futuro da produção primária, abrangendo aspectos variados — entre os debatedores, por exemplo, está o chef do restaurante Capincho, Marcelo Schambeck, um defensor do uso dos produtos locais.
Não faltam vozes entusiasmadas a defendê-los. Presidente da Associação Porto Alegre Rural, responsável pelo roteiro composto por 17 associados, Rosélia Araújo Vianna lembra que o turismo rural daqui é de base comunitária. As famílias têm outras atividades e trabalham muito para se diferenciar:
— Nosso turismo é de acolhimento, de fazer as pessoas se sentirem na casa dos avós. Muitos não conhecem e acham que é longe ou caro. Queremos que conheçam. E lembramos da necessidade de políticas públicas para ampliar as possibilidades.
O evento, cujo lema é "o rural que vem de dentro", quer mostrar que o espaço é sinônimo não só de produção, mas de preservação ambiental, já que 30% da área de cada propriedade precisa ser protegida.
— Se Porto Alegre quiser o título de "cidade resiliente", diante das mudanças climáticas, isso é fundamental — prega Rosélia, proprietária da Quinta das Tarumãs — com o esposo, ela transformou o sítio de lazer em moradia e fonte de sustento desde 2016, plantando ervas aromáticas e medicinais e oferecendo turismo rural.
À frente da associação desde novembro, ela lembra que os Caminhos Rurais existem como roteiro desde o final dos anos 1990. Também chama a atenção para as idas e vindas da legislação sobre o zoneamento da área, que só em 2015, após um "avanço imobiliário gigantesco", voltou a reconhecê-la como rural, perfazendo 8,2% do território da capital quando, de fato, seria de 15%, alerta. A associação se preocupa ainda com os plantios convencionais, que avançam sobre os orgânicos, apesar de lei promulgada pela Câmara de Vereadores em 2017 indicando Porto Alegre como zona livre de agrotóxicos.
Entre os turistas que procuram a área rural estão famílias, grupos de mulheres ligadas a vivências junto à natureza, escolas que promovem turismo pedagógico e, no final do ano, encontros de empresas.
Diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Armando Oliveira ressalta que o turismo rural serve de complemento e alternativa de renda às famílias e a prefeitura o considera como "uma das joias da coroa". Ele celebra a inclusão de mais propriedades nos Caminhos Rurais: eram 12 em 2021, hoje são 17 e até o final do ano podem passar para 25 — há pelo menos mais 15 propriedades que poderiam se habilitar.
Ele ressalta a diversidade da produção e garante que, além de um trabalho de capacitação, com apoio do Sebrae, a prefeitura está empenhada em atuar na infraestrutura — especialmente nos acessos para escoamento da produção e chegada dos turistas — e na divulgação e promoção, incluindo participação em feiras setoriais. Luiz Armando observa que a prefeitura estimula o turismo, mas os projetos são operacionalizados pela iniciativa privada.
— A FestPoa Rural é um reconhecimento da capacidade de realizar que os empreendedores têm. Nós ajudamos na medida do possível — diz Luiz Armando, reconhecendo a necessidade de melhorar a sinalização.
Ele afirma ainda que a administração está atenta às questões ambientais e que o prefeito estaria pessoalmente comprometido em evitar especulação imobiliária na zona rural da cidade.
Destaques da programação
A agenda no Centro de Eventos Ervino Besson (Av. João Salomoni, 1.340, Vila Nova):
15/3
- 10h _ Abertura oficial
- 15h _ Roda de conversa "Cultura Indígena na Zona Rural de Porto Alegre"
- 20h _ Tonho Crocco: "Tributo a Tim Maia"
16/3
- 11h _ Oficina de churrasco: Hecho a Mano
- 16h30min _ Oficina de doces caseiros: Sítio Santa Fé
- 20h _ Shana Muller
17/3
- 10h30min _ Apresentação de danças: Invernada Mirim da Fazendinha
- 15h/18h _ Festival de Cultura Kombina
- 18h _ Guri de Uruguaiana
Obs.: para o seminário de quarta (13), inscrições pelo (51) 99370-6300.
Mais em festpoarural.com.br
Linha Turismo
Uma vez por mês, aos domingos, a Linha Turismo oferecerá o Roteiro Caminhos Rurais, passando pelo Santuário Mãe de Deus e por três propriedades, terminando na Granja Lia com café campeiro. O primeiro ocorreu no dia 10. Informações: linhaturismo.com.br
Para visitar
Antes de ir até os empreendimentos dos Caminhos Rurais, não esqueça de reservar:
- Cabanha Costa do Cerro
- Cabanha Figueira
- Casa La Paloma
- Cervejaria Steilen Berg
- Fazendinha
- Granja Lia
- Granja Santantonio
- Haras Cambará
- Instituto Econsciência
- Quinta das Tarumãs
- Rossatto Garden Center
- Serra da Extrema
- Sítio Canto Rural
- Sítio Capororoca
- Sítio Dom Guilherme
- Sítio do Mato
- Sítio Santa Fé RS
Veja mais em @caminhosrurais
O turismo em debate no RS
Em Bento Gonçalves: a ABAV-RS promove seu I Congresso entre 15 e 17 de março, reunindo 100 agentes de viagem. Com o tema "O futuro do turismo é agora", as palestras focam em inovação, qualificação e compartilhamento de ideias, informações e conteúdos de gestão voltados às agências de viagens. O evento inclui atividades externas e integração, como Sunset na Vinícola Miolo, almoço na Giordani, jantar temático na rede Dall'Onder e, para encerrar, passeio de Maria Fumaça.
Em Rio Grande: 4º Seminário Nacional de Governança para o Turismo, de 25 a 27 de março, discutindo alternativas de desenvolvimento do turismo local. Com programação voltada às áreas de inovação e turismo, terá representantes de municípios de todo o país, além da Feira de Negócios Turísticos-Destinos do Brasil. Uma curiosidade: Rio Grande é o terceiro destino mais procurado no RS, conforme estudo do governo do Estado. Inscrições gratuitas no site governancaparaoturismo.cnm.org.br