Três dias de março — 15, 16 e 17 — estão reservados para celebrar o Lozar, o Ano-Novo Tibetano, em Três Coroas, onde ficam o templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling e o restaurante Espaço Tibet. A praça Affonso Saul, no centro da cidade, reserva muitas atrações nesses dias, com apoio do Espaço Tibet, que tem à frente o casal Ogyen e Drika Shak — o restaurante funcionará durante as festas (de quinta a domingo, das 11h45min às 15h).
O Lozar é um período que vai de meados de dezembro a março, marcando o início do ano de 2151 no calendário tibetano. Na cidade do Vale do Paranhana, esta é a terceira edição da celebração, com programação gratuita — música, espetáculos de dança, rituais típicos e gastronomia.
Algumas atrações: painel inter-religioso com o mestre budista Lama Padma Samten, fundador do Centro de Estudos Budistas Bodisatva; cozinha-show, oficina culinária em praça pública com chefs como Ogyen Shak e Alexandre Sharin; a Grande Lamparina, acesa nos jardins do Espaço Tibet e transportada para a praça; workshops e oficinas de bem-estar.
Informações no perfil @lozar_anonovotibetano e pelo fone (51) 99678-3184 .
Não deixe de ir
Ainda que não estejam previstas celebrações públicas para o Ano-Novo tibetano no templo budista (Chagdud Gonpa Khadro Ling), é bom ficar sempre de olho na programação. Se você for a Três Coroas, agora ou em outro momento, não deixe de visitá-lo:
- abre às quintas e sextas (9h30min às 11h30min) e aos sábados e domingos (9h30min às 16h30min);
- não é preciso reserva nem são cobrados entrada e estacionamento para carros de passeio, mas agências/grupos devem agendar;
- aos domingos, há prática de meditação tibetana às 10h;
- tem espaço de loja e café.
- Informações em templobudista.org
Camping acessível
Oferecer prática de esportes de aventura a pessoas com deficiência, de forma gratuita, é a proposta do Camping Acessível, já na quinta edição. Neste ano, o evento será em 16 de março, das 8h às 18h, no Raft Adventure Park, em Três Coroas. Aberto a crianças e adultos, terá rafting e mais sete modalidades de esporte e lazer: arco e flecha, trilhas, banho de rio, stand up paddle, bocha adaptada, badminton e playground adaptado e inclusivo. A expectativa é colocar 30 botes e 200 pessoas nas corredeiras do Rio Paranhana, tentando superar marcas anteriores. Para participar do rafting é preciso inscrever-se antes no site do Camping Acessível. Para as demais atividades, basta inscrever-se no dia e local do evento. A organização pede a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Informações em @campingacessiveltrescoroas ou visitetrescoroas.com.br
FestPoa Rural
Que Porto Alegre tem uma das maiores áreas rurais entre as capitais muita gente sabe, mas nem todo mundo conhece o que há para lá do concreto. Por isso a importância da FestPoa Rural, iniciativa para aproximar mais o campo da cidade que será celebrada entre 9 e 17 de março, com atividades na Região Extremo Sul e no Centro de Eventos Ervino Besson (Av. João Salomoni, 1.340, Vila Nova). Promovida pela Associação Porto Alegre Rural, que organiza os roteiros Caminhos Rurais, em parceria com a prefeitura, a programação inclui Feira da Produção, shows, atrações para crianças e atividades ao ar livre como cavalgada, trilha no Morro São Pedro e inauguração do roteiro Caminhos Rurais do ônibus Linha Turismo.
Ainda a vindima
Continuam as celebrações da colheita da fruta na Região da Uva e do Vinho (em Caxias, a Festa Nacional da Uva vai até 3 de março e, em Flores da Cunha, a 15ª Festa Nacional da Vindima, até o dia 10).
Na região dos Altos Montes, entre Flores da Cunha e Nova Pádua, uma associação reúne as 18 vinícolas da Região dos Altos Montes (@altosmontesoficial), e destaco atividades de três empreendimentos:
1) Passeio de scooter nos vinhedos: a vinícola Caetano Vicentino Vinhas e Vinhos oferece passeios de Vespa por seus vinhedos, em parceria com a empresa Giro di Pádua. No caminho, há a possibilidade de fazer piquenique, além de apreciar e fotografar a paisagem. O roteiro, com duração entre 3h30min e 4h, pode ser adaptado conforme os interesses do grupo. Com seis hectares, a vinícola fica no interior de Nova Pádua. Informações: (54) 98126-6044 ou @girodipadua.
2) Degustação direto dos tanques e barricas: na proposta da Viapiana — em visita guiada com duração de 1h30min — há explicação do processo de elaboração de vinhos e espumantes, quando os participantes podem comparar um rótulo direto do tanque de aço inox com o espumante pronto. O mesmo ocorre na visita à Cave de Barricas, na comparação entre um vinho tinto da barrica de carvalho e o vinho engarrafado. É preciso agendar pelo WhatsApp (54) 99693-6327.
3) Almoço Harmonizado no Clô Restaurante: até 20 de março, a Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha, oferece a experiência no Clô Restaurante, com enogastronomia exclusiva para a época da vindima, homenagem à matriarca da família Argenta, Clorinda, conhecida como Clô. Cada prato da experiência é harmonizado com vinhos e espumantes. Informações pelo fone (54) 99705-9179 ou pela @winelocals.
A padroeira da uva
Depois de eu ter publicado na coluna a história da padroeira das oliveiras, o leitor Floriano Molon, pesquisador e escritor, enviou uma outra devoção cultivada na serra gaúcha.
Trata-se de Nossa Senhora da Uva. Uma imagem de Maria com o Menino Jesus que tem uvas nas mãos está na praça de Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha, desde 2010.
Esta e outras imagens tiveram inspiração na obra do pintor francês Pierre Mignard, representando uma tradição antiga nas regiões vinícolas da Europa. Uma delas já desfilou inclusive em carro alegórico na Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul.