Não é que se precise de motivos para falar em cerveja, mas em 2024 há um adicional: os 200 anos da imigração alemã, ao qual a bebida está associada. Sem contar que a colheita do lúpulo, principal insumo para a produção da bebida, ocorre no verão — no RS, cada vez mais cervejeiros artesanais se dedicam não só à produção da bebida, mas à cultura da planta. Nos últimos anos, o Estado e Porto Alegre se consagraram como centros cervejeiros. A Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) aponta que, em 2022, havia 310 microcervejarias em 134 cidades — em Porto Alegre, eram 42 —, sem contar as 300 "ciganas", termo usado para marcas que não têm fábrica própria, e o cervejeiros caseiros. Os dados da AGM são baseados em levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Com a ajuda do engenheiro eletricista Gabriel Porto Schumacher, secretário da Associação dos Cervejeiros Artesanais do RS (Acerva Gaúcha) — que se dedica a disseminar a cultura cervejeira, com workshops, degustações, concursos e outros eventos, buscando incentivar a produção de cerveja artesanal caseira —, montei um roteiro com locais que oferecem também um passeio, com jardins para degustar a bebida artesanal.
Confira e fique atento a atividades como a colheita do lúpulo (Fil, em Gravataí) e o Porteira Aberta (no próximo final de semana, na Zapata):
Porto Alegre e entorno
Fil (Gravataí)
Durante a colheita do lúpulo, entre fevereiro e março, a cervejaria promove um festival com churrasco e diversas cervejas, sendo que duas delas usam o lúpulo fresco colhido no dia. Dá também para colher frutas no pé, interagir com os bichos e conhecer as abelhas da fazenda.
Estrada dos Macaquinhos, 251, Zona Rural — Instagram @cervejariafil
4Beer Jardim Bela Vista (Porto Alegre)
Nascida em 2016, a franquia tem sete unidades em Porto Alegre, e a da Bela Vista conta com jardim amplo para degustação das cervejas. De terça a domingo, funciona das 11h30min à meia-noite (último pedido de bebida às 23h15min). Oferece espaço kids.
Rua Passo da Pátria, 389, Bela Vista — Instagram @4beerpoabv
Fora da Lei (Porto Alegre)
Cervejaria artesanal aberta em 2019, na Avenida Assis Brasil, tem área de 990 metros quadrados, com jardim coberto e a céu aberto. A segunda unidade funciona desde 2022 na Anita Garibaldi (número 245), com jardim arborizado. Abre das 16h à 0h.
Av. Assis Brasil, 1.116 e Anita Garibaldi, 245 — foradalei.com.br
Steilen Berg (Porto Alegre)
A cervejaria produz 11 estilos de cervejas e duas receitas envelhecidas em barris de carvalho. Tem área externa de 3 mil metros quadrados, com piscina, churrasqueiras e quadra de futebol, além de ser ponto de partida para a trilha do Morro da Tapera.
Rua Olmiro Lametta Viegas, 27, Hípica — steilenberg.com.br
Zapata (Viamão)
Fundada em 2015, foi pioneira no país no conceito de "cervejarias de fazenda". Produz cervejas autorais, com frutas e leveduras do Sítio Del Bosque, e possui área de 3,5 hectares, onde promove o Porteira Aberta, com 15 cervejas, comida e música. A próxima edição do evento será no dia 4 de fevereiro.
Estrada da Capororoca, 2.346 (RS-118), Espigão, Zona Rural — Instagram @zapatacervejariarural
Rota Romântica
Adoma Cervejaria (Ivoti)
Inaugurada em 2015, oferece visitas guiadas de segunda a sábado. Além da fábrica, a Casa Adoma abre as portas nas noites de sexta, sábado e domingo para degustação de cervejas especiais. Tem bar ao ar livre e showroom. Reabre em 2 de fevereiro.
Rua da Cascata, 135, Feitoria Nova — Instagram @casaadoma e @cervejaadoma
Clandestina Craft Beers (Estância Velha)
Tem pátio com 3 mil metros quadrados, oferece 20 torneiras de cervejas artesanais e música ao vivo (quinta a domingo), hambúrguer, pizza e comidas de boteco. Segunda a quarta (9h/18h), quinta e sexta (9h/22h), sábado (14h/22h) e domingo (14h/20h).
Av. Presidente Vargas, 1.935, Sol Nascente — Instagram @clandestinacraftbeer
Hunsrück (Dois Irmãos)
A cervejaria artesanal existe desde 2010 e produz 26 estilos de cervejas. A loja fica aberta de segunda a sábado. O Biergarten abre aos sábados, das 11h às 19h, com petiscos (fritas, polentas, pastéis, espetinhos) e, às vezes, hambúrgueres.
Rua Alberto Rubenich, 1.617, Travessão — hunsruck.com.br
Oripacha Cervejaria Pomar (Morro Reuter)
Na zona rural, propõe experiência próxima à natureza no Biergarten, com estrutura com mesas e cadeiras, mas quem quiser pode levar cadeiras e toalhas. Além das cervejas (14 tipos), serve petiscos e comidas. Abre sábados e domingos, das 11h às 19h30min.
Rua Duque de Caxias, 1.150, Bürkenthal — Instagram @oripacha
Qüera (Linha Nova)
Não cobra entrada ou estacionamento, e a sugestão é levar cadeira ou toalha para aproveitar o gramado, mas não é permitido comida ou bebida. Dispõe de cardápio de cervejas e comidas. Sextas (17h/22h), sábados (13h/21h) e domingos (10h30min/20h).
Rua 25 de Julho, 500 — cervejariaquera.com
Serra e Vale dos Vinhedos
Farol (Canela)
Aberto em 2003, com fábrica e restaurante. Tem visita guiada (25min) e degustação de seis estilos. A construção é réplica de farol de 32m em área de três hectares com Bier Garden e música ao vivo. Terça a sábado, das 10h à 0h, e domingo, das 10h às 17h.
Rua Severino Inocente, 150, Distrito Industrial — cervejariafarol.com.br
Blauth Bier (Farroupilha)
No complexo gastronômico inaugurado em 2015, o Biergarten abre de sexta a domingo, com autoatendimento. Oferece gastronomia com petiscos, sequência de pratos alemães aos domingos e shows no fim de semana. Produz oito tipos de cervejas.
No km 8,3 da VRS-813, no Desvio Blauth — blauthbier.com.br
Cervejaria Guarnieri (Garibaldi)
O Beer Garden funciona sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Fica à sombra de árvores e tem lago com ilha e animais de fazenda. A fábrica, ao lado do espaço, produz 11 tipos diferentes de cerveja (carro-chefe é uma IPA, a Cachorro Ovelheiro).
No Km 12 da VRS-813 — Instagram @cervejariaguarnieri
Danken Haus Loja & Degustação e Danken Welt Platz (Feliz)
A primeira fica no Km 5 da RS-452, no Centro, com showroom e 28 estilos de cerveja, sem gastronomia (terça a sábado, 9h/12h e 14h/19h). A Welt Platz fica no Morro das Batatas, com eventos divulgados no Instagram @dankencervejaria, com vista panorâmica para o Vale do Caí, em parceria com Happy Valley, e tirolesa de 2km do morro até o parque de Feliz.
Pacco Cervejaria (Bento Gonçalves)
Existe desde 2010, mas desde 2022 funciona em um casarão centenário rodeado de jardim, à beira de riacho. O tipo de chopp varia conforme a época. Tem pizza, hambúrguer e petiscos e, em alguns finais de semana, shows. Sábado e domingo (11h/19h).
Linha Santo Antônio, 417, Caminhos de Pedra — Instagram @paccocervejaria
Vale do Taquari
Dorf Bier Garten (Teutônia)
Junto ao Engenho Quatro Ventos, que produz cachaças e licores, existe desde 1959. Abre todos os dias para compras e, aos finais de semana, sob agendamento, para experiência com degustação de cerveja, comida alemã e explicação sobre a cerveja.
Linha São Jacó, com acesso pela RS-128, Via Láctea — Instagram @engenhoquatroventos