As promessas de Ano-Novo às vezes nem dobram a esquina do dia 1º de janeiro e, entra ano, sai ano, vejo viagens pactuadas comigo mesma para aquele período não acontecerem. Não depende só da gente, não é? Há muitas variáveis envolvidas e não se trata apenas de querer, mas de planejar, de ter tempo e dinheiro, de condições físicas, de saúde...Porém, não custa renovar os votos. Para longe e para perto, é bom ter uma lista de desejos à mão, de olho também em tendências.
O que deveria estar sempre na moda — e está longe disso — é o respeito aos destinos e a seus habitantes. Ainda temos de aprender muito sobre viajar e mais ainda numa época em que não basta escolher um destino e fazer a mala. Com o turismo de massa e viajantes cada vez mais ansiosos por experiências únicas — o que é bom, diga-se —, consciência sobre como, porque e para onde viajar ganha importância. Quem sabe esta não seja uma boa resolução para este 2024?
Todo esse "nariz de cera" para anteceder duas listas produzidas por empresas especializadas em viagens como tendências para este ano.
Seleção de viajantes
Produzida pela Booking.com, a relação é baseada em tendências globais de reservas com 27.730 pessoas em 33 países. Curadoria dos destinos garantiu a distribuição geográfica.
- Beppu (Japão), cidade do litoral sul da ilha de Kyushu, lugar de fontes termais naturais.
- Buenos Aires (Argentina), a eterna capital portenha tem uma nova safra de chefs que renovam a gastronomia e a cena cosmopolita, sem contar vinhos e artes.
- Cairns (Austrália), paraíso para aventureiros e mochileiros, tem ótimas atrações noturnas e bares à beira-mar e acesso fácil à Grande Barreira de Corais.
- Chemnitz (Alemanha), rica em cultura e história, será a Capital Europeia da Cultura em 2025, com castelos e palácios barrocos, música e arte.
- Mérida (México), próximo das ruínas sagradas de Yucatán, com florestas tropicais e uma rica comida de rua.
- Panglao (Filipinas), ilha tropical no Mar de Bohol, com areias brancas e locais de mergulho, é o destino mais verde das Filipinas.
- Portland (EUA), maior cidade do Oregon, com arquitetura sustentável e uma das cidades mais verdes do país, é conhecida como a "Cidade das Rosas".
- Rotorua (Nova Zelândia), com lagos, rios, paisagens vulcânicas e esportes de aventura, é famosa por ser um paraíso geotermal e pela cultura indígena maori.
- Valkenburg (Holanda), conhecida por suas cavernas, uma delas conectada ao Castelo de Valkenburg, e por seus mercados de Natal.
- Vlorë (Albânia), a cidade histórica, reconhecida pela gastronomia, abriga uma das mais belas praias da Albânia.
Lista "cool"
A National Geographic, revista especializada em viagens, produziu uma lista de 30 lugares ou experiências para 2024 (por questões de espaço, deixo só as 10 primeiras).
Alpes Albaneses (Albânia), com desafiadoras caminhadas, tem uma trilha autoguiada de oito dias passando por florestas e casas de família.
Belfast (Irlanda do Norte), local onde o Titanic foi construído e onde nasceu Van Morrison, é "Cidade da Música" pela Unesco.
Emília-Romagna (Itália), com sugestão de percorrer a região de bicicleta, passando por Bolonha, Parma e Modena.
Europa de trem (vários roteiros), com rotas para trocar avião pelo trem, incluindo trens noturnos e elegantes como o Orient Express La Dolce Vita, na Itália.
Galloway e Southern Ayrshire (Escócia), a reserva da Biosfera da Unesco tem uma nova trilha que conecta 13 locais.
Nordland (Noruega), a região com geleiras e vilarejos remotos vai inaugurar o Six Senves Svart, primeiro hotel do mundo com energia positiva, sem redes.
Norte de Yorkshire (Inglaterra), na área de um santuário ecológico, a proposta é mais do que triplicar a cobertura vegetal nos próximos anos.
Pompeia (Itália), dá para fazer bate-volta de Roma às ruínas do sul onde houve novas descobertas em 2023, em trem que sai diretamente da capital aos domingos.
Saimaa (Finlândia), reconhecida pela gastronomia que provém das florestas, como a carne de caça e frutas e outras iguarias selvagens.
Tartu (Estônia), a segunda maior cidade do país, reconhecida pela Unesco como "cidade da literatura", é uma das capitais da cultura na Europa em 2024.