Prestes a completar 30 anos de existência, uma associação trata de preservar as (boas) memórias gastronômicas de quem valoriza a comida em suas incursões pela cidade, região ou país. Presidida no biênio 2023-2024 pelo gaúcho Pedro Hoffmann, a Associação de Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) tem 79 associados, seis deles no Rio Grande do Sul — o sexto, o Ana Terra, do Parador Hampel, entrou em 2023, e um sétimo, o Pastasciutta, será incluído no ano que vem.
A parte mais visível da entidade é a cerâmica que o visitante recebe ao escolher, no cardápio, o prato selecionado pelo restaurante como "boa lembrança" naquele respectivo ano.
— O que o prato precisa lembrar é a comida e o atendimento. Não somos vendedores de cerâmica — adverte Hoffmann, ressaltando que, entre os pré-requisitos para sócios serem aceitos estão a excelência na gastronomia, o reconhecimento no meio, o atendimento à la carte e o serviço.
O que amantes da gastronomia buscam ao frequentar restaurantes da associação é a experiência completa, como diz o presidente da ARBL, chef e sócio do Peppo Cucina, de Porto Alegre, mas já há colecionadores com mais de mil pratos e clubes que promovem troca das cerâmicas — mais de 1,5 milhão foram produzidas em três décadas em Itaipava (distrito de Petrópolis, no RJ), com design criado por artistas e pintados à mão, valorizando os ingredientes no desenho e acrescentando o nome do prato, do restaurante, o local e o ano.
— A gastronomia é importante no turismo. Quando a pessoa viaja, primeiro ela pesquisa onde vai dormir e onde vai comer e, às vezes, só depois o que vai visitar — acrescenta Hoffmann, que já presidiu a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no RS e o conselho de administração nacional da entidade.
A ARBL nasceu por iniciativa do italiano Dânio Braga, que importou a ideia de seu país e fundou a entidade em 28 de fevereiro de 1994, em Petrópolis (RJ), para valorizar os ingredientes e a cozinha autoral brasileira. Desde então, em geral em setembro de cada ano, os associados, espalhados por 20 Estados, se reúnem para trocar experiências e aprovar o ingresso de novos membros, após analisadas as condições, o que pode incluir visitas ocultas ao restaurante. Já a criação das receitas de cada prato ocorre após o aceite do associado, a critério de cada um e com a orientação da ARBL de que enalteça os ingredientes da região ou expresse a culinária do restaurante — no caso dos gaúchos, o último a ingressar, o Ana Terra, optou por uma receita bem regional, o arroz caldoso de costela 12 horas.
Para comemorar os 30 anos, ainda não há uma programação fechada, mas a intenção é promover jantares especiais por região, com pratos da boa lembrança adequados aos eventos.
Em Porto Alegre
Walking tour com libras
Em outubro, o projeto Pelas Ruas de Porto Alegre terá walking tours com intérprete de Libras – os próximos, nos dias 21 e 28, às 10h e às 15h. O projeto inclui publicação de um guia com 13 roteiros e caminhadas conduzidas pela guia de turismo e jornalista Maria Lúcia Badejo. No dia 21, o roteiro será o "Ícones da arquitetura", partindo da Praça Conde de Porto Alegre e se encerrando no Largo Glênio Peres. O tour do dia 28 terá o tema Literatour: Um Passeio pela Literatura, começando na Praça Dom Feliciano, reduto de poetas simbolistas, e terminando na Praça da Alfândega, palco da 69ª Feira do Livro. Gratuito, com inscrições em badejo.com.br.
Festival de blues
A capital gaúcha receberá pela primeira vez o Mississippi Delta Blues Festival, que celebra seus 15 anos. Será entre 19 e 22 de outubro, em dois locais: o Fuga Bar, no Quarto Distrito, e o Espaço Maestro, na Zona Sul, com seis palcos e 60 horas de música. Inclui shows simultâneos, workshops e workshows, exposições, feira de itens relacionados ao blues e gastronomia. Para o festival, foi formada uma banda composta só por mulheres, a Blues Gardenia. Além das atrações regionais e nacionais, há uma internacional (Jesse Cotton Stone, dos EUA). Ingressos de R$ 30 a R$ 160. O festival já ocorreu em Caxias do Sul, Gramado e Rio de Janeiro.
No Vale do Taquari
Concurso fotográfico
Na região assolada há pouco por enchentes, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) pretende valorizar o turismo local com o concurso fotográfico "Pense, sinta e veja o Vale do Taquari", na expectativa de gerar novos negócios e alavancar pequenos empreendimentos. O concurso terá três categorias – amadora, profissional e fotografia aérea. Haverá prêmio em dinheiro para os três primeiros colocados, além de passeio no Trem dos Vales para o quarto lugar nas três categorias. Fotos vencedoras serão usadas na divulgação da região. Inscrições até 31/10. Regulamento e ficha de inscrição em amturvales.com.br
Flores de Santa Clara
A cidade que investe em agroecologia e turismo agrega inovação e tecnologia ao evento Santa Flor + SF Summit, de 11 e 15 de outubro. Santa Clara do Sul promove a 5ª edição do evento com discussões técnicas para aprimorar a produção de flores e de orgânicos que são marca do município. Os destaques: os summits de Agroecologia e Turismo (dia 13), debatendo o potencial turístico, o consumo de orgânicos e o fomento à agroecologia e ao uso de tecnologias. Nos dias 12 e 14, oficinas tratarão do cuidado com flores e plantas. Para todos os dias são previstos shows de música, dança e teatro. No Parque de Eventos Brooenstrup, com acesso gratuito.