No ano que antecede as comemorações do bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, cidades e entidades finalizam os preparativos para as tradicionais festas de outubro, tradição surgida em Munique, na Alemanha, em 1810. Santa Cruz do Sul inicia a Oktoberfest 2023 na próxima quinta (serão três finais de semana: 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22); Igrejinha terá o seu evento entre 20 e 29 de outubro; e a Sogipa, em Porto Alegre, a partir do dia 7. Confira alguns detalhes de cada festa:
Santa Cruz do Sul
Com abertura oficial às 18h30min de quinta-feira (5), a 38ª Oktoberfest tem como tema "Nossa História, Nosso Futuro" e expectativa de reunir 500 mil visitantes. Para os três desfiles dos nove carros alegóricos (nos dias 8, 15 e 22, às 10h30min), nove verbos foram escolhidos para compor o enredo: habitar, cultivar, alegrar, prosperar, conviver, acreditar, divertir, saborear e degustar. O público esperado para as paradas nos três domingos — com distribuição gratuita de chope e cuca — é de 50 mil pessoas, com a participação de 5 mil figurantes.
Na gastronomia, um dos destaques é a 2ª Feira da Agricultura Familiar, com 30 agroindústrias da região vendendo produtos coloniais como cucas, bolachas, conservas, geleias, doce de leite, embutidos, erva-mate, mel, queijos, sucos — a Queijaria Dorf, de Teutônia, terá um lançamento curioso, o queijo de cerveja. Neste ano, os visitantes poderão usar um cartão recarregável (Oktober Karte) para comprar alimentos e bebidas. Shows nacionais, bandas regionais e típicas se apresentarão no evento. Também estão disponíveis no Spotify, gratuitamente, duas playlists.
Informações: oktoberfestsantacruz.com.br
Igrejinha
A 34ª edição da festa comunitária, de 20 a 29 de outubro, terá dois desfiles contando a história da Oktoberfest para os visitantes, nos dias 21 e 28, a partir das 14h30min. Há ainda quatro shows nacionais agendados para o evento: Luan Santana, Wesley Safadão, Alexandre Pires e Dennis DJ e, além deles, bandas de baile, típicas e de outros estilos musicais. Para este ano, a organização espera 200 mil visitantes e comemora duas novidades: a entrega da reforma e ampliação do BierPlatz e a instalação, junto à Vila Germânica, do OktoberBaum, estrutura com 12 metros de altura que representa o esforço da comunidade. O parque com 15 mil metros quadrados de área coberta oferecerá ainda gastronomia típica, encontro de danças, jogos germânicos e outras ações culturais.
Informações: oktoberfest.org.br
Sogipa (Porto Alegre)
O tradicional clube da Capital promoveu sua primeira Oktoberfest em 1911 e, com algumas interrupções, a festa chega a sua 70ª edição em 2023, a mais antiga do país. O Baile de Abertura será no dia 7 de outubro, a partir das 20h, na sede do clube, aberto a associados e à comunidade. Nos dias 19 e 20, o programa é a Cantina Germânica, a partir das 18h, um happy hour com comidas típicas, música ao vivo e chope. No dia 22, a partir das 11h, música ao vivo, apresentações culturais, jogos, brincadeiras, chope e comidas típicas nos jardins do clube. Associados têm entrada franca e não-sócios pagam R$ 50 (individual, com direito a um chope ou refri).
Informações em sogipa.com.br
Celebração do azeite
No centro do Estado, Caçapava do Sul promove a II Festa do Azeite de Oliva de 6 a 8 de outubro. É o primeiro evento de grande porte desde que a cidade se tornou Geoparque Mundial reconhecido pela Unesco. Considerada o berço da olivicultura comercial no Brasil, Caçapava espera 20 mil pessoas para degustar os azeites extravirgens produzidos ali. Os visitantes encontrarão gastronomia harmonizada com azeite de oliva, artesanato, produtos coloniais, agenda cultural e shows musicais, além de dois passeios turísticos: às 17h de sábado, visita ao olival Vila do Segredo para apreciar o pôr do sol (restrita a clientes da marca); no domingo pela manhã, a agência Tuna Ecoturismo e o azeite Alma do Segredo oferecem uma trilha (dificuldade moderada) da Pedra do Segredo ao olival (no espaço de divulgação turística do Geoparque Caçapava do Sul, haverá uma lista dos guias turísticos para que as pessoas possam contratá-los). Custa R$ 75 por pessoa, com direito a uma garrafa de azeite.
No sábado, a partir das 9h, no Clube União, um time de especialistas conduzirá oficinas sobre as etapas da olivicultura — desde o cultivo de oliveiras e a produção de azeites até a aplicação na culinária e o potencial turístico das plantações.
O estande do Núcleo de Mulheres Empreendedoras, ligado à Associação Comercial e Industrial, organizadora da festa, receberá donativos (roupas íntimas, materiais de higiene e limpeza) para os atingidos por enchentes.
A 50ª viagem
No dia 6, se encerra o 50º Grand Tour da TripTravel, acompanhado pelo viajante Beto Conte, que organiza viagens de imersão cultural há 30 anos. Na edição comemorativa, o grupo percorre os arquipélagos de Açores, Madeira e Canárias. Os Grand Tours já passaram por 96 países, reunindo 530 viajantes. Em 2024, os destinos serão Sri Lanka & Maldivas, Colômbia, Tanzânia e Alemanha. Mais em @triptraveltur
Portugal e o mar
Na próxima quinta-feira (5), às 19h30min, o professor Kelvin Silva ministra a aula O Império Marítimo Português, sobre o contexto dos fins da Idade Média que alavancou os lusitanos a um domínio sem precedentes, discutindo personagens e eventos significativos e analisando as consequências de longo prazo. Atividade presencial e on-line com inscrições no casamundicultura.com.br
Os cânions em documentário
Estreia amanhã A Era dos Humanos, série documental da Globoplay com locações em vários biomas do país, incluindo cânions do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (apresentados pelo ator Marcos Palmeira, os quatro episódios abrangem os quatro elementos essenciais à vida — ar, fogo, água e terra). Parte das imagens foi gravada na Morada dos Canyons, em Praia Grande (SC).