Não faltam números superlativos nas expectativas da 35ª edição do Festuris-Feira Internacional de Turismo, de 9 a 12 de novembro, em Gramado: 15 mil participantes, previsão de movimentação de R$ 40 milhões na economia local e volume de negócios de R$ 400 milhões, gerados a partir das reuniões agendadas.
Mas como se trata de um espaço de tendências, a tradicional feira de negócios é também um lugar de experiências e de encontros — o tema deste ano, aliás, é "Capital Humano: chave da transformação".
— Tudo está ligado ao capital humano. Reunimos culturas distintas em um palco onde o mundo do turismo se encontra — afirma Eduardo Zorzanello, um dos CEOs do Festuris.
Muitas experiências e palestras ocorrem de modo simultâneo, e é preciso estar atento (e organizar a agenda por meio do aplicativo) para não perder nada.
— O turismo é um organismo vivo. Para que as pessoas compreendam os diferentes produtos de determinados destinos ou marcas, é preciso experienciá-los. Motivamos os expositores a trazerem seus diferenciais para o agente de viagem assimilar a proposta e criar novas opções. O Festuris terá um ambiente onde a arte e a cultura estarão intimamente ligadas ao turismo — diz Marta Rossi, também CEO do Festuris.
Com a ajuda da assessoria do evento, destacamos três espaços que devem chamar a atenção de quem passar pelo Serra Park durante a feira, uma das mais importantes do setor.
1) Caminho das Artes
Em parceria com a Secretaria de Cultura de Gramado, o Caminho das Artes abre espaço para as artes visuais, pela primeira vez, em meio ao corredor principal da feira. Ali, 10 artistas locais produzirão trabalhos ao vivo usando diferentes técnicas. A Academia Gramadense de Letras e Artes também coordenará a divulgação de trabalhos variados — incluindo fotografia, literatura, pintura e música — no mesmo local. Pequenas obras referenciando a colonização da serra gaúcha serão pintadas por um artista e entregues aos visitantes.
2) Intercâmbio gastronômico
Todo ano o Festuris tem um país convidado e o de 2023, o vizinho Uruguai, estará junto com o Rio Grande do Sul, Estado anfitrião, apresentando semelhanças e diferenças dos respectivos assados. Distinguida com o título de Capital Nacional do Churrasco, Porto Alegre apresentará o preparo do prato típico aos visitantes, enquanto os parrilleros uruguaios mostrarão particularidades do uso da carne uruguaia, na área externa do pavilhão Araucária.
3) Aulas-show na Arena Gastronômica
De olho na força do turismo gastronômico, um dos principais motivadores de viagens, o Food & Drinks Experience, ambiente criado dentro da feira, oferece degustações, venda de produtos, aulas-show, conteúdo especializado e networking. Um dado para reforçar a iniciativa: um dos itens melhor avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil, a culinária brasileira é elogiada por mais de 95% dos turistas, segundo o Ministério do Turismo. A seguir, a programação do espaço:
Dia 10
- 13h — Gastronomia de Portugal
- 14h — Rodrigo Bellora: chef de cozinha, agricultor e pesquisador de Bento Gonçalves, é idealizador do conceito Cozinha de Natureza para pensar e criar a gastronomia
- 15h — Marcos Livi: chef gaúcho que comanda cozinhas no RS e em SP, é apaixonado pelo fogo e através dele tem ressignificado a cozinha do Sul
- 16h — Marcela Cancino: a proposta da chef é promover a gastronomia sustentável e o consumo consciente, beneficiando toda a cadeia produtiva
- 17h — Gastronomia do Uruguai
Dia 11
- 13h — Gastronomia do Uruguai
- 15h — Chef Marcos Livi
- 16h — Arturo Báez: chef com 15 anos de experiência e vencedor de vários prêmios de gastronomia, valoriza a cultura nortista por meio da gastronomia.
35ª edição do Festuris
- De 9 a 12 de novembro, no Centro de Feiras do Serra Park, em Gramado
- Destinada aos agentes de viagem, que têm acesso gratuito, a feira pode ter participação do público geral e trade (o Passaporte Meeting, a R$ 499, dá acesso a conteúdo, feira, mentorias e experiências)
- Abertura no dia 9, às 19h30min, no Palácio dos Festivais
- Meeting Festuris, nos dias 10 e 11 pela manhã, no Pavilhão Plátano
- Nos dias 10 e 11, a partir do meio-dia, feira de negócios nos pavilhões Araucária e Hortênsia (encerramento às 20h na sexta e às 19h no sábado). Ao longo do dia, mentorias, experiências e networking
Informações: festurisgramado.com ou @festurisgramado
Números de 2022
- 12,5 mil participantes
- Cerca de 20 mil reuniões de negócios
- 2,7 mil marcas
- Mais de 90 horas de conteúdo
- 40 destinos internacionais
- 600 jornalistas e influenciadores
Antes da feira
E por falar em experiências, 30 representantes de cinco países conhecerão Cambará do Sul, uma das paisagens mais bonitas do RS, nos dias 8 e 9, antes de participar do Festuris. Formado por agentes de viagens, operadores e jornalistas de Portugal, Colômbia, Equador, México e República Dominicana, o grupo visitará os parques nacionais Aparados da Serra (Itaimbezinho) e Serra Geral (Fortaleza), com foco na infraestrutura e nos equipamentos de aventura. As visitas são uma parceira entre prefeitura de Cambará, Festuris e Urbia Cânions Verdes.