Elas não se conheciam. Nem às respectivas cidades que visitariam. Mas foram desafiadas a enxergar de um modo particular o lugar onde mora cada uma. Liane Neves em Edmonton, no Canadá, e Shawna Lemay, em Porto Alegre, emprestam suas experiências como fotógrafas ao projeto Olhares Cruzados: Imagens de Duas Culturas, liderado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Liane passou uma semana na capital da província de Alberta. Shawna ficou o mesmo período na capital gaúcha. Últimos dias de verão por lá — temperatura em torno de 15°C e sol na maioria dos dias —, início de primavera por aqui— com muuuuita chuva —, entre setembro e outubro.
As imagens darão forma a livro impresso, e-book e exposição, com lançamento nas duas metrópoles retratadas e em outros locais, no final do primeiro trimestre de 2024. É a sétima edição da iniciativa criada para estreitar laços culturais entre os dois países. Embora as duas fotógrafas tenham conversado, se encontrado e, em certos momentos, servido de guia uma à outra, não há combinação no que clicaram — Liane selecionou 400 entre 2 mil fotos, que serão escolhidas pelo(a) editor(a), e o mesmo fez Shawna. Esse curador é que cruzará os olhares que dão título ao projeto.
— Tudo era novidade para as duas. Mas há uma sintonia, uma linguagem — observa Liane.
Além da liberdade para mostrar o lugar à sua maneira, a gaúcha ressalta a segurança que sentiu em Edmonton (usou sua câmera Nikon e duas lentes, uma grande angular e uma tele, um equipamento leve), enquanto tinha um certo temor por Shawna por aqui, medo que a canadense não demonstrou em nenhum momento — escritora, leitora da brasileira Clarice Lispector, ela interessou-se muito por aspectos culturais da capital do RS.
Diferenças entre Porto Alegre e Edmonton?
Na visão da profissional gaúcha, aqui a cidade cresceu deixando o Guaíba para trás, uma realidade que ela comemora estar mudando, enquanto a cidade canadense se espraiou ao longo do Saskatchewan — e Liane se esbaldou registrando o rio, as pontes, a luz, mesmo que Edmonton seja voltada "para dentro", já que no inverno a temperatura pode chegar a -20°C.
Shawna, ainda que no período chuvoso, esmerou-se em fotografar o pôr do sol porto-alegrense de vários ângulos. Curiosidades locais para a canadense: o emaranhado de fios nos postes da capital gaúcha e o pipoqueiro que vendia seus produtos na Redenção aceitando pagamento por pix. Duas particularidades que podem ter virado "paisagem" por aqui, mas não escaparam ao olhar estrangeiro.
As autoras
Liane Neves, fotógrafa e jornalista, formada pela PUCRS com mais 40 anos de profissão, trabalha para as maiores revistas do Brasil, como Veja, Exame, e é correspondente há 25 anos da revista Caras no RS. É autora de três livros: A Porto Alegre de Mario Quintana, Porto Alegre-Brasil e Guia da Lica-Porto Alegre.
— Há muito tempo não tinha a sensação de sair para fotografar de uma forma tão livre — ela conta. — Usei muito a ideia do instantâneo, o movimento de uma pessoa, não queria só paisagem. Também mostro contrastes do moderno com o antigo, que tem lá e aqui. À noite, após um dia inteiro de trabalho, baixava as fotos e gostava do que via, percebia que contava uma história através delas, que criava uma cor local.
Shawna Lemay é uma escritora que se inspira na fotografia. Seu último romance — Everything Affects Everyone — é sobre uma fotógrafa que parece ser capaz de conjurar anjos com suas lentes. Escreveu sobre suas fotografias de Edmonton para a CBC News e tem um livro a ser lançado de fotos e escritos sobre Edmonton e Roma.
— Em Porto Alegre, experimentei as incríveis flores da primavera, uma arquitetura inspiradora, bonita, diversa e interessantemente justaposta, uma cena de arte vibrante e galerias de categoria mundial — recorda. — Fui cativada pela Biblioteca Pública, pela Casa de Cultura Mario Quintana e pelo Mercado Público. Testemunhei um dos pores do sol mais lindos que já vi. Foi muito fácil me apaixonar por Porto Alegre!
Parecidas, mas diferentes
Porto Alegre, capital do RS (BRA)
- - 1.332.570 (2022)
- - 495,390 km² de área
- - Fundada em 1772
- - Banhada pelo lago-rio Guaíba
Edmonton, capital de Alberta (CAN)
- - 972.223 habitantes (2019)
- - 684,4 km² de área
- - Fundada em 1795
- - Banhada pelo Rio North Saskatchewan
Irmanadas pelo projeto
- - São Paulo-Montreal (2014)
- - Florianópolis-Vancouver (2016)
- - Brasília-Ottawa (2017)
- - Rio de Janeiro-Toronto (2018)
- - Curitiba-Ville de Québec (2019)
- - Nordeste brasileiro-Nordeste canadense (2022)
Confira mais em eventos.ccbc.org.br/olharescruzados