Ainda que seja época de muito trabalho, também é tempo de festa para quem cultiva a uva. Celebrar a vindima (do latim vindemia, que significa colheita das uvas) é uma tradição antiga em regiões vinícolas ao redor do mundo, com origens nos egípcios, gregos e romanos. Para os primeiros, vinha do culto do deus Osíris, que teria ensinado à humanidade o cultivo da videira e a vinificação. Na mitologia grega, era relacionada a Dionísio, que teria descoberto a viticultura e a levado a outros continentes. Ao chegarem a Roma, as celebrações passaram a ser conhecidas como vinalias e Dionísio se tornou Baco. Por aqui, regiões vitivinícolas do Estado se preparam com muitos eventos e, na impossibilidade de contemplar a todos, deixo aqui um gostinho:
Bento Gonçalves
Há tantas opções para a Bento em Vindima que fica difícil escolher. A abertura oficial será no dia 18 de janeiro, na Vinícola Cainelli, a partir das 16h. Na programação da cidade, visite o tradicional Armazém da Vindima, nos dias 20 e 21, 27 e 28, na Via del Vino, com shows, gastronomia típica, pisa de uva, artesanato e o Bodegão da Fenavinho. O Desfile da Vindima, no dia 21, integra moradores dos distritos e celebra a colheita. O interior contará com eventos típicos em 3 de fevereiro (São Pedro), 24 de fevereiro (Faria Lemos), 2 de março (Vale dos Vinhedos) e 9 de março (Tuiuty). No dia 17 de fevereiro, outro grande evento: o Jantar sob as Estrelas, que congrega mais de cem empreendimentos, ao ar livre, na Via Gastrô. Vai até 17 de março.
- Confira a programação completa em bento.tur.br
Garibaldi
No dia 26 de janeiro, às 17h30min, a abertura na Vinhos Bettú, na Estrada do Sabor, tem apresentações culturais e coquetel (informações pelo 54 99267-0627). As festividades se estendem até 9 de março, com pisa das uvas, piqueniques, degustação, caminhada sensorial e até passeio de carros antigos. Num dos meus locais preferidos na Serra, a Osteria della Colombina, a safra é comemorada com a pisa nos sábados de fevereiro (dias 3, 10, 17 e 24). A programação começa às 10h30min com recepção e preparação da colheita das uvas, acompanhada pela vitivinicultora Rosângela Bettú Lazzari, responsável pelo manejo agrícola da propriedade. Após a colheita, a pisa é acompanhada de música ao vivo e, às 13h, é servido o almoço (informações pelo 54 99121-1040).
- Programação completa em turismo.garibaldi.rs.gov.br
Monte Belo do Sul
No município de 2,5 mil habitantes, considerado o maior produtor per capita de uvas viníferas da América Latina (16t per capita/ano), a última Festa de Abertura da Vindima havia ocorrido em 2018, mas volta com toda força entre 25 e 28 de janeiro. A oitava edição se concentra na Rua Sagrada Família, com atrações gratuitas. O ápice do evento é o desfile de carros alegóricos (dia 28/1, às 14h), quando as comunidades exibem suas trajetórias e costumes, muitos deixados por imigrantes italianos. O encerramento será com show da cantora italiana Mafalda Minozzi. Outros destaques: a pisa de uvas e as oito pipas antigas de madeira que hospedam mostras temáticas, como as cem variedades de uva e a memória da festa.
- Programação completa em visitemontebelo.com.br
Na Campanha
Na Campanha, uma das vinícolas com programação especial é a Guatambu, que programou a abertura para o dia 20 de janeiro. Quem for ao evento participa da colheita da uva e da seleção de bagas. Depois, também faz a degustação de vinhos e espumantes. Durante o tour pelos bastidores da vinícola, os visitantes são guiados por um enólogo que conta um pouco mais sobre sua história e os processos de produção. A programação se encerra com o piquenique com delícias regionais.
- Mais em guatambuvinhos.com.br e vinhosdacampanha.com.br
Um pouco mais tarde
Uva e Imigração em Caxias
34ª Festa Nacional da Uva – De 15 de fevereiro a 3 de março, em Caxias do Sul, no Parque de Eventos da Festa da Uva. Neste ano, há um motivo a mais para comemorar: o início da celebração dos 150 anos da imigração italiana no RS (1875-2025). O tema, “Caminhos e Lugares”, faz alusão à data.
Uva e centenário em Flores da Cunha
15ª Festa Nacional da Vindima – No ano em que Flores da Cunha completa cem anos, o tema da festa é “O centenário da colheita”. De 22 de fevereiro a 10 de março, com atrações musicais como Humberto Gessinger e a dupla Claus & Vanessa, dança, teatro, circo, corais e música instrumental, além de três desfiles cênicos.
Para quem não pode viajar agora
Visita Cultural especial na Capital
Para marcar o início das comemorações do centenário da Igreja São José, uma edição especial do projeto Visitas Culturais da Arquidiocese de Porto Alegre ocorrerá em 20 de janeiro, às 10h. A visita terá mediação da museóloga Caroline Zuchetti, da historiadora Vanessa Gomes de Campos e participação da pesquisadora Elinor Somensi. Para encerrar, apresentação de músicas sacras com o organista titular, Antonio Darcy Von Frühauf.
- Para ir: gratuito e sem inscrição (na Av. Alberto Bins, 467, no Centro Histórico).
Círculo Polar Ártico online
Nesta terça (16 de janeiro), às 19h, Beto Conte apresenta, via Zoom e YouTube, um roteiro pelas Ilhas Svalbard. Com esse evento, o viajante completa a exploração dos extremos do planeta, iniciada com a navegação pelo extremo Sul, percorrendo a Antártica, e agora com o Círculo Polar Ártico. A partir de Tromsø, o roteiro passa por North Cape até as Ilhas Svalbard, mostrando um cenário ártico de geleiras e vida selvagem.