A saída do ex-governador José Ivo Sartori (MDB) de um páreo do qual ele jamais disse que concorreria foi recebida com alívio pelos concorrentes que já estão alinhados no partidor. Mesmo que oficialmente os adversários não admitam, Sartori seria um candidato temido na esquerda e na direita, não só por ter sido governador e duas vezes prefeitos, mas pelo trânsito em diferentes segmentos.
Mesmo sem Sartori, o presidente do MDB local, deputado Carlos Búrigo, garante que o partido terá candidato próprio. O mais cotado é o vereador Felipe Gremelmaier, 45 anos, que nesta quarta-feira (7) mesmo colocou seu nome à disposição do partido.
— Sartori, por sua trajetória e valores, sempre será nosso grande líder e inspiração. Respeitamos sua decisão de não ser candidato a prefeito de Caxias do Sul. Mesmo assim, o MDB seguirá priorizando candidatura própria, em virtude da nossa história e do momento da cidade — disse Búrigo.
Mestre em Turismo, Gremelmaier é uma promessa no MDB, mas ainda não tem densidade eleitoral. Não será surpresa se terminar como vice do prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que disputará a reeleição.
Búrigo diz que vai reunir a executiva do MDB e confirmar a prioridade da candidatura própria:
— Seguiremos conversando com as demais forças políticas, sempre dentro da nossa coerência histórica. Como disse o Sartori em seu manifesto, queremos uma Caxias melhor para todos.
O principal adversário de Adiló é o vereador Maurício Scalco, 48 anos, que está trocando o Novo pelo PL e tem o apoio do deputado Maurício Marcon (Podemos). Scalco será o nome do bolsonarismo de Caxias.
Já o PT mantém a disposição de lançar a deputada federal Denise Pessôa, 40 anos. Como nunca concorreu a uma eleição majoritária e tem contra ela o fato de ser a mais jovem entre os concorrentes, o PT busca uma aliança no espectro da centro-esquerda que ofereça um vice mais velho e mais conhecido.
Um dos nomes citados é do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), que há alguns dias propôs uma frente incluindo o MDB, o PT e o PDT. A ideia era que Sartori encabeçasse a chapa, mas o MDB de Caxias descartou a possibilidade de qualquer conversa com o PT. Barbosa Velho não só conversa como elogia Denise e o deputado estadual Pepe Vargas.