Desta vez, o ex-governador José Ivo Sartori não esperou pela Festa da Uva para anunciar sua decisão em relação à eleição de outubro. Sartori não será candidato. Nos últimos meses, Sartori foi pressionado pelo MDB e por aliados potenciais para disputar a prefeitura da cidade que governou por duas vezes.
O ex-governador vinha dando sinais de que não seria candidato. A amigos, dizia que não tem mais disposição para sair pedindo dinheiro para a campanha (as doações de pessoas físicas são permitidas). Ele também se incomoda com o baixo nível das campanhas nas redes sociais.
Confira o que disse Sartori em sua manifestação:
"Desde que comecei a participar das mobilizações do MDB pelo interior do Estado, meu nome passou a ser cogitado como candidato a prefeito de Caxias do Sul. Tenho recebido muitas demonstrações de apoio e carinho nesse sentido, o que me deixa grato pela jornada que construímos.
Por sinal, esse caminho começou justamente em Caxias, quando me elegi vereador em 1976 – numa trajetória que depois me fez deputado, duas vezes prefeito e governador do Estado. Lá já se vão 48 anos de vida pública, em que procurei agir com diálogo e simplicidade.
Neste novo momento da política e da minha própria vida, quero seguir colaborando – mas não mais como candidato. Confesso que a forma como aprendi a fazer política mudou bastante e, aos quase 76 anos de idade, me cabe um papel mais de parceiro e colaborador.
Creio que cumpri minha trajetória com seriedade e ética. Agora é hora de renovar e dar oportunidade a outras lideranças – e o MDB tem opções capacitadas e repletas de energia para liderar esse processo.
Portanto, informo que não serei candidato a prefeito de Caxias do Sul. Agradeço a todos. E seguirei contribuindo na construção política e social, como já tenho feito nos últimos meses, desde que o interesse principal seja uma Caxias melhor para todos".