A proposta do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho, de uma aliança encabeçada pelo ex-governador José Ivo Sartori, reunindo MDB, PDT e PT para disputar a prefeitura de Caxias, não tem chances de prosperar. Primeiro, porque o MDB não quer saber de aliança com o PT. Segundo, porque o PT só aceitaria conversar com o MDB se o partido parar de falar em "aliança com a centro-direita".
— Como presidente do MDB de Caxias, temos trabalhado para Sartori ser o candidato. Este também é o desejo do MDB estadual e nacional — disse o deputado estadual Carlos Búrigo, presidente municipal do MDB.
Búrigo contou à coluna que no sábado (13) o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, ligou para ele se oferecendo para ajudar a convencer Sartori. Sabe-se que o ex-senador Pedro Simon está engajado nessa frente.
— O MDB não aceita esta aliança com o PT (proposta por Alceu). Se entendemos que o radicalismo dos extremos não serve para a política, não pode prosperar uma aliança com o PT. Queremos construir um caminho do equilíbrio. Achamos que os extremos não dão condições para termos políticas públicas de inclusão social e ao mesmo tempo de desenvolvimento econômico — disse Búrigo.
O presidente do MDB acredita que, se Sartori for candidato, atrairá outros partidos naturalmente:
— Onde ele (Sartori) vai, as pessoas pedem para ser o próximo prefeito. Tenho muita esperança em construirmos um cenário positivo em termos de apoio partidário para ele ser o candidato. Ele, sem dúvida, não seria apenas o candidato do MDB e de outros partidos. Seria o candidato que une a cidade. Caxias precisa voltar ao papel de protagonismo da serra gaúcha. Por toda sua história, tamanho, líder econômico. Se Caxias vai bem, toda a Serra ganha.
Falando pelo PT, o deputado Pepe Vargas diz que o objetivo do partido é uma frente de centro-esquerda, que unifique todas as forças que defendem as instituições democráticas face aos ataques que vêm sofrendo por parte da direita.
— Conforme o Búrigo, o MDB busca uma frente de centro-direita. Para a tese do Alceu ser viável, o MDB precisaria rever sua posição de aliança com a direita, o que seria algo extremamente importante.