Faz pouco mais de uma semana que o Grêmio ostentava uma grande invencibilidade na temporada, com 16 jogos sem perder. Bastou uma derrota para o Caxias na final do Gauchão, que mesmo assim garantiu o título ao Tricolor, e um revés em casa para o então lanterna Sport Recife, pelo Brasileirão, para o ponto de vista ser invertido. O recorte no campeonato nacional não é bom, e a seca de vitórias liga o alerta na Arena.
Após o empate com o Atlético-GO, em Goiânia, o Grêmio chegou a seis jogos sem vencer no Brasileirão. Uma marca totalmente inédita para o time no comando de Renato Portaluppi, que invariavelmente fez boas campanhas na competição desde 2016. A última vez que isso ocorreu foi na queda de Roger Machado.
Naquele momento conturbado de 2016, o Grêmio levou goleadas dolorosas, como para Coritiba (4 a 0) e Ponte Preta (3 a 0) na sequência negativa no Campeonato Brasileiro. Neste último citado, Roger pediu demissão. A série foi encerrada justamente nas mãos de Renato, com a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, na Arena, com gol de Pedro Rocha.
O próximo compromisso do Grêmio é diante do Bahia, no Pituaçu, nesta quinta-feira (10). Se chegar à sétima partida sem vitória, o time vai igualar uma marca de 2010, que também resultou em uma demissão de treinador. Na derrota para o Fluminense, em pleno Olímpico, Silas deixou o comando técnico para curiosamente a entrada de Renato em sua primeira passagem como técnico do clube.
Na era dos pontos corridos, a pior série de jogos do Grêmio ocorreu em duas oportunidades: 2003, quando brigou para não cair, e 2004, ano do rebaixamento. No total, foram fatídicas 10 partidas na seca para os gremistas. É para evitar este recorde negativo o time tenta conquistar três pontos em um confronto diante do Bahia, algo que não ocorre desde 9 de agosto, quando bateu o Fluminense por 1 a 0, na Arena.
Sequência ruim do Grêmio em 2020
- Ceará 1x1 Grêmio
- Grêmio 0x0 Corinthians
- Flamengo 1x1 Grêmio
- Vasco 0x0 Grêmio
- Grêmio 1x2 Sport
- Atlético-GO 1x1 Grêmio
Piores sequências do Grêmio nos pontos corridos
2004
- Atlético-MG 3x0 Grêmio
- Grêmio 1x1 Guarani
- Flamengo 3x0 Grêmio
- Grêmio 2x4 Juventude
- Corinthians 1x1 Grêmio
- Grêmio 1x1 Goiás
- Grêmio 1x2 Vasco
- Botafogo 2x1 Grêmio
- Grêmio 1x1 Paysandu
- São Caetano 2x0 Grêmio
2003
- Guarani 2x0 Grêmio
- Grêmio 1x1 Athletico-PR
- Grêmio 0x1 Goiás
- Vitória 4x1 Grêmio
- Grêmio 0x0 São Caetano
- Fluminense 2x0 Grêmio
- Grêmio 1x1 Bahia
- Coritiba 1x0 Grêmio
- Grêmio 2x2 Ponte Preta
- São Paulo 3x1 Grêmio