Depois de dois anos de obras, o Praia de Belas Shopping Center abriu ao público em Porto Alegre antes do Natal de 1991. A construção na Avenida Ipiranga, no terreno entre as avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, mobilizou até cinco mil operários. Quando o principal shopping center da cidade era o Iguatemi, o Praia de Belas virou opção mais próxima do Centro Histórico e dos bairros da Zona Sul.
O investimento foi de US$ 82 milhões para a construção do prédio de 112 mil metros quadrados, com 2,1 mil vagas de estacionamento. O shopping também fez melhorias viárias no entorno, como a duplicação da Avenida Praia de Belas.
Lojas Americanas e supermercado Real estavam entre as maiores operações na abertura. Em poucos meses, teria uma filial da Mesbla. No total, a capacidade era de 175 lojas. O shopping oferecia ainda dois cinemas e um cineteatro. Na praça de alimentação, o McDonald´s tinha 170 funcionários.
A inauguração ocorreu na noite de 29 de outubro de 1991, uma terça-feira. Os convidados assistiram a um show de raio laser. Na manhã seguinte, desde cedo, consumidores aguardaram na calçada a abertura das portas. A maior parte do público era de estudantes. Muitos, carregando pastas e cadernos, faltaram às aulas para conhecer o novo shopping center.
Uma atração da abertura foi a pista de patinação no gelo. Na área com 610 metros quadrados, muita diversão e vários tombos.
O Praia de Belas foi o sexto shopping center do Rio Grande do Sul. Atualmente, pertence ao grupo Iguatemi. O centro comercial passou por obras de ampliação, chegando a 235 lojas.