Quando escrevo sobre lojas que já encerraram atividades, um nome sempre é relembrado por muitos leitores: a Imcosul. A rede varejista chegou a ter mais de 60 filiais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A loja maior e mais famosa era o Hipo Imcosul, na esquina das ruas Dr. Flores e Voluntários da Pátria, no centro de Porto Alegre. Os consumidores não esquecem do slogan "Sal, sol, sul, Imcosul".
A empresa nasceu, em 1935, com o nome Hunsche & Cia., em referência ao fundador Werner Hunsche. O comerciante era um conhecido velejador. Em 1936, por exemplo, anunciava nos jornais a venda de pneus e máquinas de costura. A loja da Rua Garibaldi foi transferida naquele ano para a Rua Voluntários da Pátria, 163. No final da década de 1940, foi renomeada como Companhia Importadora Sul Riograndense, a Imcosul. Em 1947, a loja ficava na Rua Dr. Flores, 119.
No início dos anos 1970, o Grupo Maisonnave comprou 50% e, pouco tempo depois, adquiriu a outra metade da empresa. A Imcosul incorporou a Ibraco, tradicional loja de móveis e eletrodomésticos da capital gaúcha. Em 1973, abriu a primeira filial em Caxias do Sul. No auge, a Imcosul atingiu a marca de 62 lojas e três mil funcionários.
O Hipo Imcosul foi inaugurado em maio de 1980. A rede teve atuação forte na comunicação com os clientes. O Jornal da Gente tinha tiragem de 200 mil exemplares, distribuídos a cada dois meses. No Hipo, operou uma rádio interna, a Imcosul-Atlântida. Outra ação tradicional era a gincana de aniversário da loja no centro de Porto Alegre. As crianças adoravam o hipopótamo, símbolo da loja. Nos sete andares, os clientes encontravam uma variedade de produtos, como moda para todos os públicos, discos, relógios, ferramentas, eletrodomésticos e artigos de camping.
Como outras gigantes do varejo, ficou na memória dos consumidores. De acordo com o livro Porto Alegre na vitrine: memória do comércio varejista da capital gaúcha, de Paula Taitelbaum e Eduardo Bueno, a Imcosul balançou com as dificuldades do carro-chefe do grupo, o Banco Maisonnave, após a falência do Banco Sulbrasileiro. Em 1985, surgiu o primeiro pedido de concordata preventiva. A rede de lojas ainda sobreviveria por mais alguns anos. Em dezembro de 1990, a Justiça aceitou novo pedido de concordata, que seria o fim da 12ª maior rede de lojas de departamentos do Brasil. Na época, eram 47 lojas e 1,3 mil funcionários.
O Hipo Fábricas, fundado em 1992, ocupou inicialmente apenas dois andares do prédio do Hipo Imcosul. Em 1993, a Arno passou a operar em seis lojas da Imcosul em Porto Alegre. No final daquele ano, a rede fechou 27 lojas, ficando apenas com o Hipo Fábricas e mais quatro unidades. O fim estava próximo. Em 1995, as ações deixaram de ser negociadas na bolsa de valores depois da decretação da falência.
O Hipo Fábricas também já fechou as portas, em 2018, no tradicional prédio da esquina das ruas Dr. Flores e Voluntários da Pátria. Era a última lembrança da antiga rede de lojas.
Ouça o podcast sobre a história de lojas antigas de Porto Alegre.