Como outras grandes redes, as Lojas Hermes Macedo não resistiram à década de 1990 no Brasil. O império do varejo ruiu em meio à crise financeira e às disputas familiares. Com a falência em 1997, chegou ao fim uma história que começara em Curitiba em 1932. Hermes Farias de Macedo, aos 18 anos, fundou a Agência Macedo, loja especializada em peças usadas e novas para automóveis e caminhões.
O jovem abriu a segunda loja na capital paranaense quatro anos depois, oferecendo também venda e reparo de pneus, comércio de bicicletas e consertos de eletrodomésticos. A HM sempre apostou forte na propaganda, investindo em anúncios no rádio e nos jornais. Comprava caminhões e automóveis usados, desmontava e vendia as peças, escassas no mercado.
Em 1942, abriu filial em Ponta Grossa, a primeira fora da capital paranaense. Dois anos depois, surgiu a grande loja em Curitiba, abrindo caminho para venda de artigos variados, como eletrodomésticos e rádios. Na década de 1950, a rede deu largada à expansão para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Em 1956, foi aberta a primeira filial em Porto Alegre, cidade onde Hermes Macedo trabalhara como comerciário antes de se mudar para Curitiba. Ele era gaúcho, nascido em Rio Pardo, e foi para o Paraná no final dos anos 1920. A primeira unidade no seu estado natal ficava na Rua Sete de Setembro, entre as ruas General Câmara e Uruguai. Chegou vendendo produtos como rádios, refrigeradores, fogões, bicicletas e motocicletas. Uma loja completa com as modernidades para a casa.
A expansão foi acelerada nas décadas seguintes. A filial de Caxias do Sul, inaugurada em 1969, ficava na Rua Pinheiro Machado. Nos anos 1970, Hermes Macedo foi o maior revendedor das bicicletas da Caloi no país. A loja de Porto Alegre passou para a Avenida Alberto Bins. Em 1982, nas comemorações dos 50 anos, a empresa chegou a 180 filiais. Disputava com a Mesbla o posto de líder entre as lojas de departamentos no Brasil. A HM atingiu no auge 285 lojas no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A decadência da Hermes Macedo S.A ocorreu na década de 1990, agravada no Plano Collor e com a disputa familiar pela sucessão do comando da empresa. A falência da HM foi decretada em 1997, ficando só na memória dos clientes. Por coincidência, faliu no mesmo ano da concorrente J.H. Santos.
O empresário Hermes Macedo, que também foi deputado federal pelo Paraná, não viu o fim da rede que construiu. Ele morreu quatro anos antes em Curitiba.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)