O 26º presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, fez uma famosa viagem ao Brasil no início do século passado. Com o então tenente-coronel Candido Rondon, explorou a Amazônia, contraiu malária e quase morreu. O político, historiador e naturalista norte-americano passou pelo Rio Grande do Sul antes de partir para áreas remotas na floresta. Theodore Roosevelt é o ex-presidente interpretado por Robin Williams no filme Uma Noite no Museu.
Roosevelt começou o roteiro na Bahia, passou pelo Rio de Janeiro e seguiu para o Sul por via férrea. No novo livro Dicionário de Cruz Alta (editora Martins Livreiro), edição especial do bicentenário da cidade, o historiador e escritor Rossano Viero Cavalari recupera a passagem por Cruz Alta em 1 de novembro de 1913. Na estação ferroviária, o ex-presidente descobriu que o General Firmino de Paula, líder político republicano na região, criava gado da raça Devon. Ele foi recepcionado pelas autoridades locais e pela população. Membros da Igreja Metodista e imigrantes alemães ajudaram na comunicação em inglês.
A comitiva ficou hospedada na Estância São Jacob, do General Firmino de Paula. Comeram um bom churrasco, andaram a cavalo e assistiram a um rodeio (ouça abaixo uma curiosidade política sobre o rodeio). Roosevelt comparou o estilo de viver dos gaúchos com o leste do Texas e Oklahoma, nos Estados Unidos.
Roosevelt e a comitiva deixaram Cruz Alta e chegaram ao Uruguai em 4 de novembro. De lá, seguiram até o Chile e retornaram a Buenos Aires, na Argentina, onde iniciaram a famosa expedição para a Amazônia, encerrada em 1914.
O Dicionário de Cruz Alta tem quatro mil verbetes que contam a história da cidade, que completou 200 anos em 2021. O lançamento será em 17 de novembro, na Feira do Livro de Cruz Alta.
Ouça! Historiador e escritor Rossano Viero Cavalari conta como foi a visita de Theodore Roosevelt e um episódio envolvendo um maragato e o General Firmino de Paula, líder republicano na região.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)