O que você quer ganhar do Papai Noel? As respostas de crianças e adultos são reveladoras sobre o estilo de vida da sociedade. Novos produtos ganham espaço a cada ano na lista. Outros perdem a preferência. Nas propagandas, as lojas colocam os itens de maior interesse, as apostas para as vendas de Natal.
Como o objetivo da coluna é voltar ao passado, busquei as propagandas publicadas no jornal Zero Hora em 1971. Queria saber quais os presentes do Natal de 50 anos atrás. Nos anúncios, estão produtos para todos os públicos. Para crianças, em destaque os triciclos, bolas, bonecas e bicicleta. O Forte Apache era famoso também, com possibilidade de reproduzir em casa cenas dos filmes de faroeste. O trem elétrico e o autorama estavam entre os brinquedos mais modernos.
As lojas também anunciavam muitos produtos para casa. Os televisores, rádios e toca-discos apareciam em muitas propagandas. Outro presente era a máquina de escrever.
As propagandas antigas também permitem recordar das lojas que já fecharam as portas, como J.H. Santos, Hermes Macedo, Mesbla, Manlec e Imcosul.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)