O empresário Pedro Grendene Bartelle viu nos pés dos pescadores da Riviera Francesa, na década de 1970, uma grande oportunidade de negócio no Brasil. Durante viagem ao litoral no sul da França, se inspirou no calçado de tiras dos trabalhadores para criar uma sandália que virou sucesso de vendas nas décadas seguintes. A Melissa nasceu em 1979, mudando os rumos da empresa criada pelos irmãos Alexandre e Pedro. A Grendene, que completou 50 anos em 2021, começou como uma indústria de telas plásticas para garrafões de vinho em Farroupilha, na Serra Gaúcha.
O modelo Aranha foi o primeiro da linha Melissa. Com o plástico injetado, as sandálias eram produzidas em grande volume e ficavam mais baratas do que as de couro. Em estratégia de marketing, o calçado nos pés da atriz Sônia Braga na novela Dancing Days, da TV Globo, tornou a novidade conhecida em todo Brasil. O sucesso de vendas foi imediato, conquistando consumidoras de todas as classes sociais. Mulheres podiam usar com ou sem meias. Em 1982, a Grendene já tinha 60% do mercado nacional de calçados de plástico e exportava para 35 países. No início, as vendas já foram em média de 27 milhões de pares anuais. Só para se ter uma ideia, era o triplo do Kichute, um calçado masculino e infantil que fazia sucesso na mesma época.
A Grendene aproveitou a popularidade da sandália para lançar, em 1984, a Melissinha, versão para meninas. A empresa sempre investiu pesado em publicidade. A apresentadora Xuxa foi garota-propaganda do calçado para as "baixinhas". Quem não lembra do cheiro de chiclete da Melissa e da Melissinha? É uma marca do produto.
A Grendene abriu fábricas no Ceará na década de 1990. Em 1996, a indústria reposicionou a marca Melissa, após dois anos sem lançamentos. Depois da inspiração nas sandálias de tiras dos pescadores franceses, ela ganhou ao longo do tempo novos formatos e cores. Com inovação e marketing, está na memória e nos pés até hoje.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)