Um prédio do bairro Petrópolis guarda a memória do Grupo Zaffari em Porto Alegre. Em 1965, o primeiro supermercado da família na capital gaúcha foi aberto na Avenida Protásio Alves, no térreo do Edifício Santa Cecília. Em espaço pequeno, de apenas 120 metros quadrados, já funcionava no modelo de autosserviço.
A origem do Grupo Zaffari está na Vila Sete de Setembro, em Erechim, onde o casal Francisco José Zaffari e Santina de Carli Zaffari abriu um armazém de secos e molhados em 1935. Em 1947, a família se mudou para Erval Grande. A nova loja era maior e com produtos mais variados. Nos anos 1950, outras filiais foram abertas na região.
Na família de 12 filhos, os mais velhos se dedicaram ao transporte de mercadorias. Inspirados no formato de mercados de São Paulo, abriram a loja com autosserviço, quando o próprio cliente escolhe produtos nas prateleiras, no bairro Petrópolis .
O supermercado do Edifício Santa Cecília ficou aberto por oito anos, de acordo com o Grupo Zaffari. Em 1967, a segunda loja foi inaugurada na avenida Protásio Alves, na esquina com a Rua Carazinho, ainda em operação.
O primeiro Zaffari de Porto Alegre ficava em frente ao atacado que a família mantinha desde 1960. Neste outro prédio, do lado oposto da Avenida Protásio Alves, junto à Avenida Taquara, também funcionou por alguns anos uma loja do Zaffari.
Nos últimos 40 anos, uma loja de colchões ocupa o espaço que abrigou o primeiro Zaffari na cidade. O proprietário da Colchão & Cia, Claudio Moacir Casagrande, conta que ainda hoje chegam clientes relembrando da passagem do supermercado pelo Edifício Santa Cecília.
Depois desta loja, de 120 metros quadrados, os negócios do Grupo Zaffari não pararam mais de crescer, com abertura de supermercados, hipermercados e shoppings.