Quando foi inaugurado em 1983, o Iguatemi de Porto Alegre era apresentado como primeiro grande shopping do Rio Grande do Sul. Em 12 meses e 10 dias, três mil operários ergueram o prédio de dois andares, projetado pelo arquiteto Philippe Vincent. Os 55 mil metros quadrados de área construída abrigaram 110 lojas. O estacionamento tinha capacidade de 2,6 mil veículos.
Em caderno especial, Zero Hora apresentou o Shopping Center Iguatemi, tipo de empreendimento que ainda era uma novidade para os gaúchos. Em Porto Alegre, desde 1970, operava o Centro Comercial João Pessoa, atual Shopping João Pessoa, considerado o primeiro shopping da cidade. O Iguatemi inaugurou uma nova fase do varejo na capital gaúcha.
A cerimônia de inauguração do Iguatemi ocorreu em 13 de abril de 1983. No dia seguinte, às 10h, as quatro portas foram abertas ao público, que já fazia fila do lado de fora. Entre as comodidades apresentadas na época, estava o ambiente totalmente climatizado. Também eram citados os telefones públicos instalados nos dois andares.
Desde o início, uma atração foi o relógio d´água, projetado pelo francês Bernard Gitton, com 8,5 metros de altura. A área dos brinquedos infantis era a preferida das famílias. Ficava lotada.
A maior loja era a Sandiz, do Grupo Pão de Açúcar. Em área de oito mil metros quadrados, a loja de departamentos vendia de roupas a eletrodomésticos. Nas propagandas, se apresentava como a "estrela do Iguatemi". A Sandiz encerrou atividades no início da década de 1990. Outras grandes operações eram Supermercado Real, Lojas Renner, Grazziotin e C&A.
Na época, aos domingos, só a área de lazer abria. Consumidores passeavam pelo shopping, apenas olhando as vitrines. Nos sábados, as lojas atendiam das 9h às 19h. O horário de segunda a sexta-feira era das 10h às 22h.
O Shopping Iguatemi Porto Alegre, nome atual, passou por obras de ampliação a partir da década de 1990. São três pisos de lojas e um de escritórios boutique. Em 40 anos, o número de lojas triplicou, somando 337 operações. A área construída chega a 200 mil metros quadrados, com a torre comercial.
Com a construção do shopping, o entorno também mudou completamente. Outros empreendimentos e prédios residenciais surgiram na volta.