Sabe aquela propaganda que nunca mais sai da nossa memória? É o caso da Disapel, que vendia eletrodomésticos e móveis com "apenas um beija-flor de entrada". Talvez não faça sentido para quem nunca viu a cédula de R$ 1, já fora de circulação. A nota, que virou artigo de colecionador, tem o pássaro estampado. No final da década de 1990, a rede de lojas anunciava produtos parcelados, com apenas R$ 1 no primeiro pagamento.
A primeira loja foi aberta por Mário Turkiewicz em Curitiba, em 1964. O nome derivou da razão social: Distribuidora de Aparelhos Eletrodomésticos Ltda. Nas décadas seguintes, com Paulo Turkiewicz no comando, a rede avançou para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o slogan "Disapel, a mais simpática", chegou a ter 116 lojas.
A empresa foi abalada por uma tragédia em junho de 1997. Em uma viagem entre Curitiba e Joinville, um avião bimotor caiu no município paranaense de Guaratuba. Morreram o dono da rede, Paulo Turkiewicz, dois diretores, piloto e copiloto.
A Disapel pediria concordata em janeiro de 1999, abrindo fase de fechamento de lojas e demissões. No ano anterior, com faturamento de R$ 354 milhões e 2.350 funcionários, foi a segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos do sul do Brasil. Com falência decretada no ano 2000, o Ponto Frio comprou em leilão 81 pontos de venda da Disapel, sendo 25 no Rio Grande do Sul.
A rede de lojas ficou no passado antes da nota do beija-flor, já que a cédula de R$ 1 saiu de circulação a partir de 2005.
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