Os veranistas da década de 1980 lembram da freeway em sentido único no retorno do Litoral Norte. A operação tentava reduzir os congestionamentos nos finais de semana de maior movimento. A autoestrada de Porto Alegre a Osório tinha duas faixas em cada sentido. Com a inversão, ficavam liberadas quatro faixas para a volta das praias aos domingos.
Como era a operação para trânsito em sentido único? Eu era um guri, que viajava na carona observando a paisagem, portanto não lembro da rodovia na época. Em reportagens de Zero Hora em 1984, há 40 anos, encontrei a resposta. Primeiro, a inversão de fluxo não ocorria todos os domingos. Em 8 de janeiro, a manchete da ZH dominical anunciava o retorno em "mão única" naquele dia. O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) tomou a decisão no sábado, depois de contabilizar o deslocamento de 30 mil veículos para o Litoral Norte desde a sexta-feira. A marca mínima para inverter o trânsito era de 20 mil veículos indo para a praia no final de semana.
Depois de tomada a decisão e da comunicação na imprensa, a pista de Porto Alegre a Osório era invertida para o fluxo de Osório a Porto Alegre às 15h de domingo. Na Capital, o bloqueio já começava às 14h. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava a Operação Varredura. Uma viatura acompanhava até o Litoral o último carro que entrava em Porto Alegre. Quando era assegurado o esvaziamento da estrada, faziam a liberação. Até o final da noite, só era possível seguir para as praias pela Estrada Velha (ERS-030).
A operação de sentido único gerava dúvidas de motoristas sobre as saídas da freeway. Na primeira inversão de fluxo do verão de 1984, patrulheiros tiveram dificuldades de orientar os condutores. Em frente ao posto da PRF em Gravataí, em local proibido, muitos cruzavam da pista invertida para o lado normal do sentido Osório-Porto Alegre, temendo não conseguir acessar a ERS-118. O resultado: um festival de multas. Os policiais nem precisavam sair do posto para anotar as placas.
Desde a década de 1980, a freeway ganhou mais faixas e novos acessos. A discussão da possibilidade de mão única volta em todos os verões. A concessionária CCR ViaSul garante que realiza estudos sobre inversão de fluxo, mas avalia que a operação colocaria em risco a segurança dos usuários da rodovia.
50 anos da freeway
Inaugurada em 26 de setembro de 1973, mobilizou três mil operários na construção. O governo federal projetou, inicialmente, a rodovia com duas faixas em cada sentido. A freeway foi a primeira estrada pedagiada no Rio Grande do Sul. A praça de Santo Antônio da Patrulha foi erguida junto com a rodovia. Mesmo pronta, a cobrança começou dois meses depois da inauguração. Abaixo, veja como era a autoestrada em 1973.
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