Olhando para o urbanizado bairro Menino Deus, em Porto Alegre, é difícil de imaginar a realização de uma feira agropecuária. Com pavilhões, pista de desfiles e arquibancada, o Parque de Exposições Menino Deus recebeu a Exposição Estadual de Animais e Produtos Derivados, antecessora da Expointer. E não faz tanto tempo assim.
O melhor da pecuária gaúcha já desfilou pela área ocupada hoje pelo Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) e pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. Em documentário da Leopoldis-Som em 1963, vemos a feira retratando a vida do campo perto do agitado Centro Histórico. Naquele ano, de 31 de agosto a 3 de setembro, ocorreu a 26ª edição da exposição estadual, com avaliação de equinos, bovinos, ovinos e suínos.
As principais cabanhas do interior gaúcho traziam animais a Porto Alegre. Em função do crescimento da cidade e da exposição, o parque no Menino Deus começou a ficar pequeno. O evento já recebia criadores e observadores estrangeiros e de outros estados brasileiros.
Em 1969, a 32ª edição foi a última realizada na capital gaúcha. Durante o evento, o então presidente da Farsul, Luiz Fernando Cirne Lima, explicou que a transferência era preocupação antiga da entidade, por isso aprovou a indicação da Secretaria da Agricultura para a sede em Esteio. A área no Menino Deus tinha 4,5 hectares. Em discurso na cerimônia da última exposição em Porto Alegre, o então secretário da Agricultura, Luciano Machado, lembrou que o parque fora construído no bairro em 1911, quando a cidade tinha 125 mil habitantes.
Antes da construção do parque de exposições, o Prado Rio-Grandense ficava na mesma área do bairro, perto da Igreja do Menino Deus. Como já contei na coluna, foi realizado no local o primeiro voo de avião em Porto Alegre.
Para a construção de novo parque, o governo do Estado comprou área de 64 hectares da Fazenda Kroeff, em Esteio. Em 1970, de forma ainda muito improvisada, a 33ª Exposição Estadual de Animais já ocorreu na cidade da Região Metropolitana. Inicialmente, a imprensa apresentava como o "novo Parque de Exposições Menino Deus".
O espaço maior no nomeado Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, permitiu a realização da Exposição Internacional de Animais, a popular Expointer, a partir de 1972.