Teve início nesta terça-feira (19) o plantio de flores nos canteiros do espelho d’água do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Durante meses, as floreiras estavam cobertas de macegas e mal-cuidadas.
A situação foi abordada aqui na coluna no início de março, quando o coletivo Preserva Redenção espalhou cartazes pela área chamando a atenção para problemas de manutenção. Antes disso, a coluna também havia destacado a falta de roçada em uma área verde do parque, que foi realizada dias depois, a pedido do prefeito Sebastião Melo.
No caso das flores, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, disse que houve dificuldades para manter os canteiros devido a uma série de fatores — como furto, vandalismo, chuva e calor excessivos.
Na ocasião, Garcia também disse que a recuperação teria início antes do aniversário da cidade, que ocorre em 26 de março.
No início da tarde desta terça-feira, equipes estiveram no local para iniciar o plantio de 2 mil mudas. São sálvias azuis e vermelhas. O trabalho deve ser concluído até sexta-feira (22).
Fiscalizar e criticar o poder público quando a zeladoria da cidade deixa a desejar é válido. Agora, a população também precisa fazer a sua parte. Será que teremos novos casos de furto? Espero que não.